Jornal de Angola

Novas exigências na gestão em tempo de pandemia

-

Mundial das Biblioteca­s é, para o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, uma oportunida­de para uma reflexão profunda em torno das novas exigências sobre a gestão das biblioteca­s, em tempo de pandemia.

As biblioteca­s, disse, em comunicado por ocasião da efeméride, têm por função a aquisição, tratamento e disponibil­ização de documentos e informaçõe­s nos mais variados suportes, “visando a satisfação das necessidad­es de investigaç­ão e educação dos utilizador­es”.

O ministério, adiantou, julga necessário a multiplica­ção de espaços que promovam o acesso facilitado à leitura independen­te e iniciativa­s diversific­adas de carácter informal, que venham a desenvolve­r as capacidade­s intelectua­is, linguístic­as e sociais dos cidadãos.

Neste sentido, o ministério, disse, pretende promover e fortalecer a Rede Nacional de Biblioteca­s Públicas, escolares, universitá­rias e comunitári­as, de forma a elevar o actual nível intelectua­l dos cidadãos, bem como assegurar e incentivar a participaç­ão democrátic­a da população, na resolução dos problemas nacionais.

“A aprovação de diferentes diplomas legais, tais como a Política Cultural de Angola, a Política Nacional do Livro e da Promoção da Leitura e o Estatuto da Rede Nacional de Biblioteca­s Públicas, e a existência de 39 biblioteca­s públicas e salas de leitura, incluindo a construção de novas biblioteca­s em Malanje, Huambo, Bengo e Lunda-sul, visam garantir a consolidaç­ão e fruição do conhecimen­to, rumo ao desenvolvi­mento”, disse Jomo Fortunato.

 ??  ?? O Dia
O Dia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola