Jornal de Angola

Estátua da princesa Diana inaugurada ontem em Londres

-

Foi inaugurada, na tarde de ontem, a estátua em homenagem à princesa Diana, que ontem celebraria o 60º aniversári­o. A escultura da “Princesa do Povo”, da autoria do artista Ian Rank-broadley, foi erguida nos jardins do Palácio de Kensington, em Londres, pela mão dos filhos, os príncipes Harry e William.

A cerimónia foi privada e discreta, limitada a 30 pessoas, devido às restrições da pandemia da Covid-19, e implicou que o príncipe Harry tivesse de cumprir quarentena após a viagem dos Estados Unidos, onde vive com a esposa, Meghan Markle, e os filhos Archie Harrison Mountbatte­nwindsor e Lilibet Mountbatte­n-windsor.

A estátua, encomendad­a em 2017, pelos dois irmãos, ilustra Diana junto de três crianças - dois meninos e uma menina -, naquela que se pensa que seja uma referência à sua personalid­ade afectuosa e empática.

O monumento fica numa parte rebaixada dos jardins do palácio, onde Diana residiu, que seria um dos seus locais favoritos. O jardim foi redesenhad­o com um novo relvado e novos canteiros de flores, incluindo rosas, verónicas, tulipas, dálias e alfazema.

Diana em Angola

Corria o ano de 1997, o mesmo da sua morte, quando a princesa Diana visitou Angola a convite de uma instituiçã­o britânica, a Halo Trust, que trabalha para tornar o país livre de minas terrestres até 2025.

As imagens da princesa vestida com um colete e uma máscara protectore­s num campo minado, na província do Huambo, correram o mundo, como um ícone da causa. Passadas mais de duas décadas, em Setembro de 2019, foi o filho, o príncipe Harry, que repetiu o feito, para manter viva a memória da mãe.

É dentro de um colete e máscara semelhante­s que o duque de Sussex surge fotografad­o, também rodeado pelos sinais de alerta de perigo, exactament­e como Diana há 22 anos. Assim como a princesa, a visita de Harry ao Huambo, em Setembro de 2019, incluiu o apoio na detonação de uma mina.

A visita do príncipe Harry surtiu um efeito tão "sísmico" como aquilo que aconteceu depois de Diana ter aterrado em Angola. A visita de Diana foi notícia no mundo e cerca de 12 meses depois a ONU aprovou uma proibição internacio­nal ao uso de minas.

 ?? DR ?? Estátua da “Princesa do Povo” com crianças fica num dos locais preferidos de Diana
DR Estátua da “Princesa do Povo” com crianças fica num dos locais preferidos de Diana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola