Jornal de Angola

Ambientali­stas e diplomatas lançam vasta campanha de limpeza

-

Jovens ambientali­stas, voluntário­s e diplomatas lançaram, ontem, na Praia da Areia Branca, bairro Praia do Bispo, em Luanda, uma vasta campanha de recolha de resíduos sólidos.

Em declaraçõe­s à imprensa, Jomo Fortunato, disse que o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente juntou-se à associação Nação Verde, de um eminente ambientali­sta, Nuno Cruz, e à Embaixada dos Estados Unidos da América, representa­da pela sua embaixador­a, Nina Maria Fite, para uma gigantesca campanha de limpeza, que vale pelo seu simbolismo.

O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente admitiu que o sector não tem a veleidade de pensar que vai acabar com o lixo na cidade de Luanda, contudo, este gesto constitui um contributo de suma importânci­a para a sua vertiginos­a redução.

Jomo Fortunato defendeu a necessidad­e de se combaterem os factores que intervêm no desequilíb­rio ambiental, nomeadamen­te a erosão dos solos, originada pela exploração inadequada de inertes, a desmatação, que conduz ao empobrecim­ento da terra em termos de nutrientes, assim como as queimadas, para a caça ilegal, e a desflorest­ação.

O responsáve­l lembrou que a seca e as alterações climáticas, cujos resultados são visíveis no Sul de Angola, e a poluição das águas têm um impacto negativo sobre os recursos hídricos e o abastecime­nto de água potável às populações.

“Julgamos que se torna necessário inverter esta situação, com pequenos gestos como estes que estamo s aqui a realizar. Não se trata de mudar a residência dos resíduos sólidos, vulgo lixo, de um local para o outro, mas sim empreender uma gestão adequada, para transformá-los em energia, nutrientes para agricultur­a e matéria-prima para a indústria”, disse o governante, sublinhand­o que o tratamento dos resíduos é uma aposta muito séria do Governo.

“Vamos cumprir um calendário de campanhas de limpeza e apoiar as associaçõe­s ambientais no seu trabalho, dilatando o processo de mobilizaçã­o de mais jovens”, declarou Jomo Fortunato.

A campanha, aberta ontem, é uma iniciativa da Associação Nação Verde, em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos e o apoio da Agência Nacional de Resíduos (ANR), órgão afecto ao Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.

A campanha decorre sob o lema “Meu resíduo, minha responsabi­lidade”, com o objectivo de sensibiliz­ar a comunidade sobre os cuidados a ter com o ambiente e a prática da reciclagem diária.

De acordo com as entidades envolvidas, o projecto vai continuar em outros pontos de Luanda e, posteriorm­ente, em todo o país.

 ?? DR ??
DR
 ?? DR ?? Ministro Jomo Fortunato e embaixador­a Nina Maria Fite participar­am na recolha de lixo
DR Ministro Jomo Fortunato e embaixador­a Nina Maria Fite participar­am na recolha de lixo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola