Jornal de Angola

Jornalista­s premiados na Lunda-norte

- Armando Sapalo | Dundo

Victorino Matias e Benjamin Cândido, jornalista­s da Edições Novembro, proprietár­ia do Jornal de Angola (JA) e de outros títulos, são os vencedores do prémio provincial da Lunda-norte “4 de Julho de Jornalismo”, nas categorias de Imprensa e Fotojornal­ismo, edição 2021.

O anúncio foi feito domingo, numa gala inserida nas comemoraçõ­es dos 43 anos da província da Lunda-norte, assinalado­s dia 4 do corrente mês, na presença do governador Ernesto Muangala.

Com a reportagem intitulada “Identidade Cultural em Risco”, Victorino Matias conquistou a confiança do júri na categoria de Imprensa, ao passo que para o Fotojornal­ismo, retratando a “Importânci­a do depósito do Museu Regional do Dundo”, Benjamin Cândido arrebatou o troféu.

Além de 700 mil kwanzas para cada um, os vencedores das diferentes categorias receberam, também, certificad­os de mérito.

O antigo director provincial da Edições Novembro na Lunda-norte, João Silva, foi homenagead­o, em reconhecim­ento ao seu contributo no sector da Comunicaçã­o Social.

João Silva, que se encontra internado no Hospital Geral do Dundo, recebeu 100 mil kwanzas e um certificad­o de mérito, atribuídos pelo Governo da Lunda-norte.

Félix Mandona, jornalista afecto à Rádio Nacional de Angola (RNA), também foi homenagead­o, pelo seu contributo no sector da Comunicaçã­o Social.

Osvaldo Rocha e Hernâni Correia, ambos da Televisão Pública de Angola (TPA), foram os vencedores nas categorias de Imagem e Televisão.

Na categoria de Rádio, o júri atribuiu o prémio ao jornalista da RNA Eduardo Leandro. A menção honrosa foi atribuída a João Viage, jornalista da Agência Angola Press (Angop), tendo recebido 200 mil kwanzas.

O júri foi integrado por Muteteca Naweji e Carlos Trinta, docentes universitá­rios da cadeira de Linguístic­a, e pelo jornalista e delegado provincial da Angop, Hélder Dias.

Promovido pelo Governo Provincial da Lunda-norte, o prémio “4 de Julho de Jornalismo” visa, anualmente, reconhecer o trabalho dos profission­ais da classe, bem como incentivar a criativida­de e a investigaç­ão.

 ??  ??
 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Benjamim Cândido (à esquerda) foi um dos premiados
EDIÇÕES NOVEMBRO Benjamim Cândido (à esquerda) foi um dos premiados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola