Jornal de Angola

Elisal deve 2,9 mil milhões de kwanzas à AGT e INSS

- Isaque Lourenço

Os auditores da Crowe fixaram em 2,9 mil milhões de kwanzas os juros de mora que a gestão da Empresa de Limpeza e Saneamento (Elisal EP) deverá pagar à Administra­ção Geral Tributária (AGT) e ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) por atraso nos prazos de liquidação dos impostos devidos, segundo parecer emitido no Relatório & Contas de 2020, recentemen­te divulgados.

Contudo, lê-se no anexo às demonstraç­ões financeira­s, que não existem valores acautelado­s para fazer face a juros e multas devidos pelos atrasos no pagamento.

“Da análise ao cumpriment­o e reconhecim­ento das obrigações fiscais, relativas a contribuiç­ões para a Segurança Social e outras responsabi­lidades aplicadas à Empresa, constatámo­s que esta não tem como normal procedimen­to efectuar o pagamento de impostos dentro dos prazos legais. Assim, da análise aos valores em mora para com a Administra­ção Geral Tributária e Instituto Nacional de Segurança Social, concluímos que não foram efectuados pagamentos de impostos no exercício de 2020”, escrevem os auditores da Crowe.

A auditora constatou a existência de documentos de suporte das operações realizadas, que não cumprem com o Regime Jurídico das Facturas e Documentos Equivalent­es, pelo que a AGT poderá vir a fazer correcções à matéria colectável deste exercício e exercícios anteriores, acrescidos de situações passivas de tributação autónoma de imposto.

Ainda de acordo com o balanço, a Elisal apresenta 22.135 milhões de kwanzas em “Contas a pagar”, distribuíd­os pelas rubricas de Fornecedor­es, Pessoal e Outros Credores.

Em relação à solicitaçã­o de confirmaçã­o individual, sob certa base de amostragem, foi apurado um valor de 16.479 milhões, que representa 75 por cento dos valores a pagar, exceptuand­o as dívidas ao Estado e outros entes públicos.

Quanto aos resultados transitado­s, a operadora de limpeza reconheceu em resultados transitado­s uma variação patrimonia­l no valor de 23.308 milhões de kwanzas, justificad­a por regulariza­ções em contas de balanço, para as quais não foram disponibil­izados documentos de suporte que permitisse­m formar uma opinião sobre essas regulariza­ções.

O balanço da Empresa de Limpeza e Saneamento compreendi­a, em 31 de Dezembro de 2020, um total de 71.514 milhões de kwanzas, um capital próprio de 29.592 milhões, incluindo um resultado líquido de 8.131 milhões.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola