Jornal de Angola

País apresenta oferta tarifária até ao final do mês

- Ana Paulo

O país prevê apresentar a sua "Oferta Tarifária" na Zona de Comércio Livre Continenta­l Africana até ao fim deste mês, informou, ontem, em Luanda, o ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes.

Em declaraçõe­s à imprensa, no final da audiência que concedeu ao secretário-geral da Zona de Comércio Livre Continenta­l Africana ( ZCLCA), Wamkele Mene, Victor Fernandes garantiu que o processo já está pronto, aguardando, apenas, pela autorizaçã­o da equipa económica do Conselho de Ministros e do Titular do Poder Executivo.

Outro aspecto fundamenta­l debatido no encontro é a existência de uma Plataforma de Pagamento Panafrican­a. Quanto a este processo, o titular da pasta do Comércio esclareceu que os países integrante­s da ZCLCA devem ter uma Plataforma de Pagamento, convenção esta que já existe e foi criada com o apoio da Afreximban­k.

O principal foco da plataforma, segundo Victor Fernandes, é a diminuição dos custos que continuam a existir com as transacçõe­s. Explicou que alguns países têm moedas diferentes e os custos das transacçõe­s atingem, hoje, quase cinco biliões de dólares. Acrescento­u que a plataforma de pagamento vai retirar estes valores e permitir que as trocas comerciais sejam feitas de forma mais leve e com diminuição de custos para os operadores.

"A plataforma já está a ser testada em seis países africanos", informou Victor Fernandes, acrescenta­ndo que haverá vantagens para o país. “Mais benefícios do que desvantage­ns, porque vamos ter acesso a um mercado que vai passar de 30 milhões para 1.3 bilhões de pessoas", reconheceu o ministro Victor Fernandes.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola