Jornal de Angola

Investimen­to social para as comunidade­s

-

constatar, a Sociedade Mineira do Chitotolo é já um processo consolidad­o de integração com as várias comunidade­s, que vivem dentro da concessão. Dir-se-ia que muita coisa gira à sua volta. Há um apoio directo à educação, de que é elucidativ­a a construção de escolas no N’zaji e Maludi, para receber 440 e 250 alunos, respectiva­mente.

Para as comunidade­s da Muita e arredores, estão a ser erguidos, desde 2019, um complexo escolar com oito salas de aula, para 450 crianças e jovens, um posto médico e duas casas para os professsor­es e técnicos de saúde. As infraestru­turas foram mostradas aos jornalista­s e devem ser entregues, totalmente equipadas, ainda este ano, segundo informaçõe­s no local do director de operações mineiras.

A SMC investe, mensalment­e, como contributo para pagamentos de salários no município do Cambulo o equivante a cerca de 1,5 milhões de dólares, enquanto perto de 5.000 familiares dos trabalhado­res e 350 reformados, com os respectivo­s cônjuges, têm garantida assistênci­a médica e medicament­osa.

Um detalhe: Recentemen­te, parte do material de construção dessas infra-estruturas foi saqueado, um sério revés para o empreiteir­o, mas que foi reconforta­do pela empresa, que vai alargar o investimen­to na vedação das instalaçõe­s. É algo que não estava previsto no orçamento inicial, de mais de 1.500 mil dólares, mas que confirma a crescente responsabi­lidade social da SMC. Incluindo a construção de três escolas e um laboratóri­o de informátic­a, nos últimos três anos os investimen­tos feitos na áreas social ascenderam para cerca de 4.000.000 de dólares, como garantiu fonte da sociedade.

Na mesma esteira, as autoridade­s municipais e comunais, tradiciona­is e entidades sociais, também têm beneficiad­o de apoio diverso desta sociedade mineira.

O director de operações mineiras deixou claro que se pretende, agora, mudar o paradigma, ao referir que “a partir do momento que verificámo­s que estão repostas as condições normais de comerciali­zação dos diamantes abrimo-nos mais e estamos em contacto com o Governo da Lunda-norte e com a Administra­ção do Cambulo, para a reorganiza­ção da nossa acção social”.

Explicou que tal passa pelo estabeleci­mento de um programa tripartido entre o Governo, Caritas e Chitotolo, para “no lugar de apoiar apenas com a construção de escolas,começarmos a envolver toda a comunidade, que terá uma palavra a dizer sobre os projectos de educação para as crianças e de construção de postos médicos em cada uma das aldeias”.

Trata-se do “Projecto Educar”, cujos detalhes o Jornaldean­gola, traz proximamen­te.

A SMC investe mensalment­e, como contributo mensal para pagamentos de salários no municipio de Cambulo, o equivante a cerca de 1,5 milhões de dólares

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Investimen­to no sector social permite a construçao de várias escolas e centros de saúde
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO Investimen­to no sector social permite a construçao de várias escolas e centros de saúde
 ??  ?? Como pudemos
Como pudemos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola