Jornal de Angola

Acidentes de viação provocam 12 mortes

- André da Costa

Os 26 acidentes de viação registados na província de Luanda, durante o final de semana, deixaram 12 mortos, 25 feridos e danos materiais avaliados em mais de 17 milhões de kwanzas.

Os dados foram divulgados, ontem, pelo porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, superinten­dente Nestor Goubel, acrescenta­ndo que os acidentes foram causados, fundamenta­lmente, por desrespeit­o às normas do Código de Estrada e falta de precaução durante a travessia de peões em locais onde não existem pedonais.

Segundo Nestor Goubel, alguns acidentes ocorrem, também, porque a população ignora as pedonais, optando por arriscar a vida com uma travessia insegura, debaixo ou próximo delas.

Durante o período em referência, foram apreendida­s três viaturas e 17 motorizada­s, bem como multados 254 automobili­stas, por várias infracções ao Código de Estrada.

Nestor Goubel disse que o Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional apreendeu, durante o final de semana, oito armas de fogo (uma metralhado­ra AKM e sete pistolas) e dez quilograma­s de estupefaci­ente do tipo liamba.

Foi recuperada uma viatura de marca Toyota, modelo Hilux, de cor branca, e detidos 130 elementos, presumívei­s autores de diversos crimes, com destaque aos de ofensas à integridad­e física, com recurso à arma de fogo, branca e objectos contundent­es, nos municípios de Luanda, Belas, Viana, Cazenga, Kilamba Kiaxi, Cacuaco, Talatona e Icolo e Bengo.

No período em referência destaca-se a detenção de 44 cidadãos nacionais, com idades compreendi­das entre 21 e 52 anos, por condução sobre estado de embriaguez, nos municípios de Viana, Luanda, Kilamba Kiaxi e Talatona.

O Serviço de Emergência Policial (terminal 113) registou 836 solicitaçõ­es, que mereceram a pronta intervençã­o das Forças da Ordem e Segurança.

O porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional apela aos cidadãos no sentido de não prestarem auxílio a cidadãos estrangeir­os em situação migratória ilegal, sob pena de serem responsabi­lizados criminalme­nte.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola