Jornal de Angola

Selecção Nacional integra reforços no micro-estágio

Carlos Morais, Jone Pedro e Leandro integraram ontem a primeira sessão de treino visando a disputa do Africano

- Anaximandr­o Magalhães | Lisboa

Carlos Morais, Jone Pedro e Jacques “Leandro” Conceição integraram, ontem, no pavilhão de Queluz, em Lisboa, os trabalhos de preparação da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebo­l, visando a disputa do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket'2021, a decorrer de 25 de Agosto a 4 de Setembro, em Kigali, Rwanda.

Preteridos da convocatór­ia para o Torneio Pré-olímpico, por alegada violação do artigo 97º do Regulament­o Geral da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB), Morais, extremo de 1,93 metros, e Jone, poste de 2,02, alargam, tal como Leandro, dispensado por opção técnica, o leque de opções do selecciona­dor nacional, Josep “Pep” Clarós.

Ontem, Clarós com o auxílio dos treinadore­s adjuntos, Aníbal Moreira, Miguel Lutonda e André Nzamba, preparador físico, começou a ensaiar diferentes nuances defensivas, com destaque para a defesa homem a homem, recorrendo nalguns casos, à zona dois três.

Ataques quatro contra quatro e cinco contra cinco, saídas em contra-ataque, passes, desmarcaçã­o rápida, bloqueio, corte, lançamento da linha de lances livres, de dois e três pontos, drible progressiv­o e finalizaçã­o em bandeja também foram exercitado­s. A finalizar o apresto, o técnico promoveu um jogo treino para aferir se os jogadores estão a assimilar os conceitos ministrado­s.

Ausentes

Esta semana, entre quarta e quinta-feira, devem juntarse ao grupo Childe Dundão (base) e Gerson “Lukeny” Gonçalves (extremo-base). Os referidos jogadores, ambos do Petro de Luanda, continuam na capital angolana a aguardar por um sinal da FAB.

Sem data prevista para integrar a equipa estão o extremo-poste Sílvio Sousa, do Kansas NCAA, e Bruno Fernando, poste dos Atlanta Hawks, cuja equipa disputou a final da Conferênci­a Este da NBA.

Pep Clarós convocou os seguintes atletas: Childe Dundão e Hermenegil­do Santos (bases), Jacques da Conceição, Selton Miguel, Joshua Kashila, Carlos Morais, Gerson “Lukeny” Gonçalves e Pedro Bastos (extremos-bases), Edson Ndoniema, Mohamed Malick Cissé e Glofate Buimba (extremos), Leonel Paulo, Sílvio Sousa e Alexandre Jungo (extremos-postes), Aboubakar Gakou, Eduardo Mingas, Yanick Moreira, Bruno Fernando, Jone Pedro, Jilson Bango e Teotónio “Dó” (postes).

Angola integra o Grupo A do Afrobasket, ao lado da República Democrátic­a do Congo (RDC), do Rwanda, país anfitrião e aguarda pelo terceiro qualificad­o que sairá do Grupo “E” das eliminatór­ias (Marrocos, Cabo Verde ou Uganda).

Na Série B estão a Tunísia, República Centro-africana (RCA), Egipto e Guinéconac­ry. Nigéria, Costa do Marfim, Mali e o Quénia partilham o Grupo “C”.

Porseuturn­o,senegal,camarões, Sudão do Sul e o segundo classifica­do do Grupo E das eliminatór­ias ficam no “D”.

De 21 a 24 do corrente, na região de Matosinhos, na cidade do Porto, a selecção disputa um Torneio Internacio­nal. Segundo o vice-presidente desportivo, Sílvio Lemos, os adversário­s, estão por confirmar. Embora Angola e Portugal, na qualidade de país anfitrião, tenham presenças garantidas.

Morais, extremo de 1,93 metros, e Jone, poste de 2,02, alargam, tal como Leandro, dispensado por opção técnica, o leque de opções do selecciona­dor nacional, Josep “Pep” Clarós

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Treinador Pep Clarós tem leque de opções alargado com a chegada de mais jogadores
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Treinador Pep Clarós tem leque de opções alargado com a chegada de mais jogadores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola