Jornal de Angola

Itália e Espanha definem hoje primeiro finalista

-

Itália e Espanha defrontams­e hoje, às 20h00, no Estádio de Wembley, em Londres, para a primeira meia-final do Euro'2020, num embate de desfecho imprevisív­el e impróprio para cardíacos.

Na sua pompa tiki-taka absoluta, a Espanha derrotou a Itália por 4-0 na final do Euro'2012, mas o equilíbrio de forças mudou um pouco desde então. A Itália eliminou La Roja com uma vitória por 2-0 nos oitavos-de-final de 2016 e chegou a Wembley depois de vencer cada um dos seus últimos 13 jogos internacio­nais, ao mesmo tempo que está invicto há 32 (27V 5 E). O seu ritmo vertiginos­o e finalizaçã­o matadora provaram ser demais para uma equipa talentosa da Bélgica no último jogo.

A Espanha de Luis Enrique tem sido enigmática para dizer o mínimo; depois de empatar na fase de grupos com a Suécia e a Polónia , derrotou a Eslováquia por 5-0 e chegou aos poitavos-de-final, onde voltou a marcar cinco, embora tenha precisadod­eumprolong­amento para derrotar a Croácia.uma série de oportunida­des perdidas permitiu que a Suíça, com dez jogadores, a levasse aos penaltis nos quartos-de-final, mas adversário­s de primeira linha como a Itália ainda podem trazer o melhor da Roja.

Este é o quarto Euro consecutiv­o em que a Itália defronta a Espanha. No de 2008, a Espanha venceu por 4-2 nos penaltis, depois de um empate 0-0 nos quartos-de-final em Viena. Quatro anos depois, empatou 1-1 na fase de grupos em Gdańsk e voltou a defrontars­e na final de Kiev, com a Espanha a vencer por 4-0. A Itália virou a mesa com uma vitória por 2-0 sobre os oitavos-definal no Stade de France. Na qualificaç­ão para o Mundial de 2018, empatou (1- 1 na Itália e a Espanha venceu por 3- 0 em casa), e tem outra semifinal marcada para Outubro na Liga das Nações da UEFA, em Milão.

Antevisão dos técnicos

Roberto Mancini, selecciona­dor da Itália: “Marcámos dois (contra a Bélgica) e poderíamos ter marcado mais. Penso que a vitória foi totalmente merecida. A Espanha é a próxima, mas quanto mais progride, mais difícil se torna.”

Luis Enrique, treinador da Espanha : “Estamos muito orgulhosos. Seria ridículo pensar que nós, ou qualquer um dos semifinali­stas, assinaríam­os para chegar tão longe. Agora, todos queremos chegar à final e vencer . “Onze prováveis: Itália : Donnarumma; Florenzi, Bonucci, Chiellini, Emerson; Barella, Jorginho, Verratti; Chiesa, Immobile, Insigne

Espanha : Unai Simón; Azpilicuet­a, García, Laporte, Alba; Koke, Busquets, Pedri; Moreno, Morata e Olmo.

Convocatór­ia

A Espanha está entre os países na lista âmbar do Reino Unido, o que significa que quem aterrar deste país provenient­e de Espanha tem de cumprir cinco ou dez dias de quarentena, dependendo das circunstân­cias.

Esta situação impossibil­ita, por exemplo, que muitos espanhóis possam assistir hoje ao vivo ao primeiro jogo das meias-finais do Euro'2020, em Londres.

Por isso mesmo, a Federação espanhola lançou uma campanha na qual apela aos compatriot­as que já estejam no Reino Unido, que se desloquem em força até Wembley para apoiarem a Roja no duelo frente à Itália.

“Precisamos de vocês”, lêse numa espécie de convocatór­ia. Mas o apelo não é dirigido “apenas” aos espanhóis em Terras de Sua Majestade. Também os ingleses estão a ser chamados para darem uma força.

“Se gostam de sangria, está na altura de agradecere­m.precisamos de vocês!!!.” “Amigos ingleses: esperamos por vocês”.

Segundo dados recentes, há 185 mil espanhóis a residir no Reino Unido, o suficiente para preencher o Estádio de Wembley (condiciona­do a 60 mil espectador­es) três vezes.

 ?? DR ?? Espanhóis querem pôr fim ao percurso vitorioso dos italianos
DR Espanhóis querem pôr fim ao percurso vitorioso dos italianos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola