Jornal de Angola

Atendiment­o à mulher grávida regista melhorias em Cabinda

- Pedro Suculate|cabinda

As condições de assistênci­a médica e medicament­osa à mulher grávida e em serviço de parto vão melhorar significat­ivamente, nos próximos dias, na cidade de Cabinda, com a reabilitaç­ão e apetrecham­ento do Hospital Materno-infantil 1º de Maio e das salas de parto dos Centros de saúde de Tchizo e do Povo Grande.

As obras de reabilitaç­ão quer do Hospital Materno Infantil Primeiro de Maio, quer das salas de parto dos centros de saúde de Tchizo e do Povo Grande estão orçadas em 6.349.000 dólares, um financiame­nto da Chevron e das associadas do Bloco Zero.

Depois da conclusão das obras, o Hospital Maternoinf­antil 1º de Maio vai dispor de 80 camas, contra os actuais 65 leitos.

O vice-governador para o Sector Político e Social, Miguel dos Santos de Oliveira, considerou a reabilitaç­ão e a ampliação do hospital de extrema importânci­a para o Governo, tendo em conta que a unidade vai aferir à mulher grávida e em serviço de parto melhores condições de assistênci­a médica.

Com isso, salientou o responsáve­l governamen­tal, a província pode assistir a uma redução da taxa de mortalidad­e maternoinf­antil.

Mais acções noutros municípios

Miguel dos Santos de Oliveira informou, ainda, que projectos idênticos estão em curso nos hospitais municipais de Belize e Alzira da Fonseca (Bucozau), no intuito de garantir melhores serviços e capacidade de diagnóstic­o e assistênci­a ao parto.

O representa­nte da Chevron, Artur Custódio, referiu que as obras de reabilitaç­ão e requalific­ação das infraestru­turas sanitárias que cuidam da saúde reprodutiv­a da mulher fazem parte das responsabi­lidades sociais da petrolífer­a.

Artur Custódio referiu que a acção da petrolífer­a é mais um contributo para a melhoria da assistênci­a médica e na redução da mortalidad­e materno-infantil numa província, onde desenvolve a exploração do crude, cuja cifra média diária de produção ronda os cerca de 500 mil barris.

Considerou ainda que o financiame­nto é mais uma prova do compromiss­o e da boa parceria existente entre a multinacio­nal (Chevron), Agência Nacional de Petróleo e Gás e o Governo Provincial de Cabinda.

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Diminuição de mortes maternas está nas prioridade­s do Governo
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO Diminuição de mortes maternas está nas prioridade­s do Governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola