Jornal de Angola

Chefe de Estado incentiva atletas aos Jogos Olímpicos

Numa recepção, no Palácio Presidenci­al, o Chefe de Estado entregou a Bandeira Nacional à porta-estandarte da delegação, a andebolist­a Natália Bernardo, e depois proferiu algumas palavras de encorajame­nto à comitiva, que parte hoje para Tóquio

- Bernardino Manje

O Presidente da República entregou, ontem, a Bandeira Nacional à delegação angolana aos Jogos Olímplicos de Tóquio (Japão), a decorrer de 24 deste mês a 8 de Agosto, e desejou êxitos à comitiva. “Sabemos que entregamos a Bandeira em boas mãos”, disse João Lourenço quando falava na cerimónia de despedida da delegação, no Palácio Presidenci­al da Cidade Alta. O Chefe de Estado acredita que a representa­ção angolana tudo fará para “honrar o bom nome” do país. Considerou meritório e um sonho de qualquer atleta representa­r o país no maior certame desportivo mundial, lutando para a conquista das medalhas em disputa. A portaestan­darte da delegação angolana é a andebolist­a Natália Bernardo. A ministra da Juventude e Desportos agradeceu ao Presidente da República por ter recebido a delegação. Ana Paula do Sacramento Neto pediu aos atletas que partam para Tóquio com o "sentimento de bem fazer e representa­r o país na mais alta montra do desporto mundial".

O Presidente da República, João Lourenço, desejou, ontem, "sucesso e boa sorte" à delegação angolana que participa nos Jogos Olímpicos, que decorrem de 24 deste mês a 8 de Agosto, em Tóquio, Japão.

Numa recepção, no Palácio Presidenci­al, o Chefe de Estado entregou a Bandeira Nacional à porta-estandarte da delegação, a andebolist­a Natália Bernardo, e depois proferiu algumas palavras de encorajame­nto à comitiva, que parte hoje para Tóquio.

"Sabemos que entregamos a Bandeira em boas mãos, mãos dos jovens que tudo farão no sentido de honrar a Bandeira e o bom nome de Angola", disse o Presidente, que considerou os integrante­s da delegação "embaixador­es de Angola nos Jogos Olímpicos de Tóquio".

João Lourenço ressaltou que o sonho de qualquer atleta é representa­r, algum dia da sua vida desportiva, o seu país no maior certame desportivo mundial, os Jogos Olímpicos.

Dirigindo-se aos atletas angolanos, o Titular do Poder Executivo reconheceu que estes trabalhara­m para conquistar o sonho de representa­r Angola. "Tiveram um sonho que hoje se torna realidade, a partir do momento que receberam das minhas mãos a Bandeira da República de Angola, pela qual vão lutar ou disputar as medalhas que estiverem em disputa nos jogos", disse.

Ao desejar "sorte e sucesso individual, mas sobretudo para o nosso país", o Presidente João Lourenço sublinhou que não se importava com o número de medalhas a serem conquistad­as.

"Amanhã (hoje), quando partirem para Tóquio, tenham a certeza de que todos os angolanos estarão de pé, não para vos cobrar, mas apoiar; terão o apoio da totalidade dos angolanos", garantiu o Chefe de Estado, que disse ter "a certeza de que Angola fará uma boa figura".

A ministra da Juventude e Desportos agradeceu o Presidente da República por ter recebido a delegação angolana. Ana Paula do Sacramento Neto exortou aos atletas que partam para Tóquio com o "sentimento de bem fazer e representa­r o país na mais alta montra do desporto mundial".

A delegação angolana aos Jogos Olímpicos é composta por 39 pessoas, entre atletas, equipas técnicas e outros membros. Estarão em representa­ção cinco modalidade­s: andebol (Selecção Feminina), vela, judo, atletismo e natação.

Apoio do Governo

O presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição, prometeu que a delegação tudo fará para "dignificar o desporto nacional e mostrar ao mundo o potencial que encerra a nossa juventude desportiva".

Gustavo Costa agradeceu o papel do Governo na preparação dos atletas, em particular da ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, que "esteve empenhada, comprometi­da e dedicada a resolver problemas que a delegação tinha".

"Podemos dizer que estamos prontos a ir para Tóquio defender as cores nacionais e superar tudo o que fizemos até hoje. A superação é a palavra de ordem deste grupo", afirmou.

Natália Bernardo, portaestan­darte da delegação, disse sentir-se orgulhosa e feliz pela nomeação. "É uma honra e grande responsabi­lidade ser a porta-bandeira", disse a andebolist­a, que prometeu dar o máximo para que a Selecção Nacional Feminina melhore a classifica­ção dos últimos Jogos Olímpicos.

A judoca Neide Mucunje disse ser um privilégio estar presente nos Jogos Olímpicos porque é um sonho de qualquer atleta de alta competição. Tendo em conta a preparação que teve, Neide promete "representa­r bem o nosso país".

A guarda-redes da Selecção Feminina de Andebol, Teresa Almeida "Bá", admitiu que o encontro com o Presidente da República, João Lourenço, aumenta, ainda mais, o sentido de responsabi­lidade da delegação angolana aos Jogos Olímpicos. Tal como os outros integrante­s da delegação, Bá promete dar o seu máximo em Tóquio.

Além dos Jogos Olímpicos, Angola estará, igualmente, representa­da nos Jogos Paralímpic­os, de 24 de Agosto a 5 de Setembro, também em Tóquio. Nesta competição, a única modalidade a ser representa­da pelo país é o atletismo, com dois atletas em ambos os sexos.

 ??  ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? João Lourenço encorajou as atletas, antes de postarem para a foto de família, nos jardins do Palácio Presidenci­al
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO João Lourenço encorajou as atletas, antes de postarem para a foto de família, nos jardins do Palácio Presidenci­al

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola