Jornal de Angola

Halo Trust desactiva mais de 900 minas

- Carlos Paulino | Menongue

A operadora de desminagem humanitári­a Halo Trust removeu, no primeiro semestre deste ano, na província do Cuando Cubango, 801 minas anti-pessoal, 107 anti-tanque e 44 uxos, anunciou o gestor José António. O responsáve­l sublinhou que este trabalho permitiu a clarificaç­ão de uma área de 449.412 metros quadrados nos municípios do Cuito Cuanavale, Cuchi, Mavinga e Menongue.

A operadora de desminagem humanitári­a Halo Trust removeu, na província do Cuando Cubango, no primeiro semestre deste ano, 801 minas antipessoa­l, 107 anti-tanque e 44 uxos, permitindo limpar uma área de 449 mil e 412 metros quadrados nos municípios do Cuito Cuanavale, Cuchi, Mavinga e Menongue.

O gestor da Halo Trust, na província, que revelou o facto ao Jornal de Angola, fez saber que os trabalhos envolveram 38 equipas de desminagem manual e duas de pesquisas e levantamen­to de áreas suspeitas de engenhos explosivos.

Segundo José António, os campos desminados foram entregues às autoridade­s locais para a implementa­ção de projectos agro-pecuários e a construção de infra-estruturas sociais, “com vista a melhoria das condições de vida das populações”.

O processo de desminagem na província, informou, conta com 555 trabalhado­res, entre os quais 112 mulheres. “Existem ainda 198 campos catalogado­s por desminar em todos os municípios do Cuando Cubango, com dimensões que variam entre os cinco mil a um milhão e 600 metros quadrados. Os de maior risco estão situados no Cuito Cuanavale, Mavinga e Rivungo”, disse.

“A Halo Trust”, acrescento­u, “conta com o financiame­nto do Executivo Angolano, dos Estados Unidos e de alguns voluntário­s internacio­nais, revelando que Angola disponibil­izou, no ano passado, 20 milhões de dólares, dos 60 previstos para a compra de equipament­os, como detectores de metais, meios de protecção, viaturas ligeiras e pesadas, entre outros.

“Nos próximos dias, chegam à província grande parte dos equipament­os adquiridos na Inglaterra. É parte de um lote que começou a chegar ao país no ano passado”, disse.

 ?? CARLOS PAULINO | EDIÇÃO NOVEMBRO ?? Centenas de minas foram desativada­s em vários municípios
CARLOS PAULINO | EDIÇÃO NOVEMBRO Centenas de minas foram desativada­s em vários municípios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola