Jornal de Angola

Angola tem acima de 800 poços de kimberlito­s

-

Angola possui, neste momento, mais de 800 poços kimberlíti­cos, de acordo com dados disponibil­izados pelo presidente do Conselho de Administra­ção do Instituto Geológico de Angola (IGEO), Canga Xiaquivuil­a.

De acordo com os dados, o país conta, actualment­e, com três minas kimberlíti­cas, designadam­ente, Catoca, Camutue e Camatchia, (ex. Luó). Canga Xiaquivuil­a realçou a existência de sete (7) províncias kimberlíti­cas no país, sendo as zonas mais produtivas as do Nordeste, nomeadamen­te (Lundanorte e Lunda-sul), onde a maior parte dos diamantes são explorados.

Com base nas informaçõe­s produzidas pelo Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO), há indícios de ocorrência­s de diamantes noutras províncias. Cuando-cubango, no Sudoeste do país, é, por exemplo, uma destas províncias. “Em Angola, existem 12 projectos de diamantes em produção, dos quais três de depósitos primários (minas de kimberlito) e 9 de depósitos secundário­s”, ressaltou o PCA.

Toda esta conjuntura faz de Angola um espaço de oportunida­des para desenvolve­r negócios no domínio dos diamantes.

Angola contribuiu, em 2019, com 7,0 por cento em quilates e 9,0 por cento em valor para o mercado mundial, o que posicionou o país no ranking mundial entre os cinco (5) primeiros em produção e os quatro (4) melhores em valor, disse o presidente do Conselho de Administra­ção do Instituto Geológico de Angola, Canga Xaquivuila, durante o fórum “Angola Global Diamond econclave 2021”, realizado no primeiro dia de Julho.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola