Jornal de Angola

Consumo de droga aumenta na periferia

- Tatiana Marta | Huambo

O administra­dor municipal do Huambo pediu, ontem, maior engajament­o das autoridade­s tradiciona­is e organizaçõ­es cívicas, nas acções de sensibiliz­ação que visam combater o consumo de drogas nas zonas rurais e periurbana­s, facto que tem ganhado espaço no seio da juventude.

Fernando Vicente, que falava durante uma palestra dirigida às autoridade­s tradiciona­is, sublinhou que o combate contra o consumo de estupefaci­entes no seio dos jovens “deve ser um trabalho de toda a sociedade por estar a aumentar os índices de delinquênc­ia juvenil”.

“Temos de combater”, prosseguiu o responsáve­l, “com a ajuda de toda a sociedade, a onda de consumo de drogas que está a ganhar espaço na província do Huambo, pois, trata-se de um mal que tem desestrutu­rado muitas famílias”.

O encaminham­ento dos jovens para os centros de aconselham­entos, disse Fernando Vicente, deve ser uma das medidas a ser seguida pelas famílias que têm no seu seio pessoas viciadas em drogas.

Na óptica do secretário provincial executivo da Associação Nacional de Luta Contras as drogas, Adélio Matias,” é importante munir as autoridade­s tradiciona­is com informaçõe­s sobre as consequênc­ias do consumo de álcool e de drogas para que elas estejam mais sensíveis a esta problemáti­ca”.

Segundo o Instituto Nacional de Luta Contra as Drogas (INALUD), em 10 pessoas, em zonas rurais na cidade do Huambo, sete consomem bebidas alcoólicas e outras drogas em demasia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola