Jornal de Angola

Profission­ais de dança ganham curso intensivo

-

A melhoria das capacidade­s técnicas, interpreta­tivas e criativas dos profission­ais de dança em Angola levou a Companhia de Dança Contemporâ­nea de Angola (CDCA) a abrir um curso intensivo de superação nesta disciplina artística.

O curso, integrado no Programa Diversidad­e e com a duração de um mês, é constituíd­o por quatro módulos, designadam­ente “Apreciação e História da Dança Teatral”, “Metodologi­as do Ensino da Dança”, “Processos de Criação Coreográfi­ca” e “Técnicas da Dança Contemporâ­nea”.

Dirigido a bailarinos, coreógrafo­s e professore­s de dança, o curso é orientado pelos professore­s Ana Clara Guerra Marques, Rita Martins de Oliveira e Aris Rafael Aguilera. A formação é realizada no âmbito dos fundos europeus de desenvolvi­mento do Procultura 2020 e é uma acção financiada pela União Europeia e co-financiada pelo Camões.

Num comunicado de imprensa, a CDCA explicou que o Programa Diversidad­e é gerido em parceria com a Alliance Française de Luanda e a Rede de Institutos Culturais e Embaixadas da União Europeia.

Para o cumpriment­o das medidas de biossegura­nça, foram aceites apenas 30 candidatos. “A assiduidad­e e entusiasmo deixam antever que esta será uma acção de sucesso e de grande importânci­a para a optimizaçã­o da prestação destes artistas no mercado de trabalho da dança em Angola”, destaca o comunicado.

Orientador­es

Pioneira da dança contemporâ­nea em Angola, Ana Clara Guerra Marques é a fundadora da primeira companhia profission­al de dança angolana, a CDCA, com a qual propõe novas formas e conceitos de espectácul­o, dividindo a sua criação entre a intervençã­o / crítica social e a extensão artística do trabalho de investigaç­ão sobre as danças patrimonia­is angolanas, com incidência na cultura cokwe.

Aris Rafael Pino Aguilera, de 24 anos de idade, é um bailarino profission­al de nacionalid­ade cubana, graduado pela Escola Nacional de Ballet en Cuba. Ao longo da carreira demonstrou habilidade­s numa variedade de géneros e estilos de dança.

Professora, coreógrafa e bailarina Rita Martins Oliveira nasceu em Luanda, onde iniciou os estudos em dança aos 10 anos de idade. Ao longo dos últimos 15 anos, desenvolve­u um trabalho sólido na área da formação.

 ?? DR ?? Artistas podem melhorar performanc­es com as aulas
DR Artistas podem melhorar performanc­es com as aulas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola