Jornal de Angola

FAN divulga critério para escolha de atletas

- Job Franco

A Federação Angolana de Natação (FAN) estabelece­u novos critérios de avaliação para os atletas das selecções nacionais, visando a disputa da 8ª edição do Campeonato Africano em Águas Abertas e dos IX Jogos da Região V, em ambos os sexos.

Para a disputa da 8ª edição da competição continenta­l, nas categorias de juniores e seniores, a realizarem-se de 11 a 17 de Outubro, na cidade de Acra, Ghana, os pré-selecciona­dos devem obediência aos seguintes critérios: o atleta será selecciona­do de acordo com o "ranking" de pontuação da Federação Internacio­nal (FINA), em piscina de 50 metros, contabiliz­ados os tempos de 1 de Janeiro a 10 de Junho do ano em curso, e estar inscrito na FAN na época 2020/2021.

No caso dos nadadores com residência permanente fora do país devem estar inscritos na Federação e num clube registado na entidade dirige a modalidade, além de possuírem passaporte com a data de validade não superior a 30 de Abril de 2022. Em relação à Selecção de juniores, na classe masculina, os atletas devem nascer entre 2003 e 2006. Já em feminino de 2004 a 2007.

Por outro lado, na categoria sénior, a circular esclarece não existir limite de idade. A equipa nacional deve ser composta por quatro atletas juniores e seis seniores, distribuíd­os de forma proporcion­al entre os géneros.

O mesmo ocorre no critério de avaliação para a disputa dos Jogos da Região V, a terem lugar no Lesotho de 3 a 12 Dezembro, mas com algumas alterações nas normas. Os atletas devem ter menos de 20 anos, na data do início do evento. As selecções devem estar compostas por cinco nadadores masculinos e cinco do sector feminino.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola