Jornal de Angola

Prestação do Mestre FIDE Sérgio Miguel no Mundial de Sochi considerad­a negativa

- António Cristóvão

O vice-presidente da Federação Angolana de Xadrez (FAX), António Assis, considerou, ontem, negativa a participaç­ão do Mestre FIDE, Sérgio Miguel, no Campeonato do Mundo, iniciado na segunda-feira passada e encerra no dia 8 de Agosto, na cidade russa de Sochi.

“A participaç­ão não foi das melhores. O nosso Mestre FIDE não conseguiu amealhar pelo menos meio ponto. Seria importante para o seu elo. O primeiro objectivo era fazer uma surpresa ao Grande Mestre croata Ivan Saric”, disse o dirigente federativo.

Para António Assis, Sérgio Miguel entrou bem no segundo desafio, mas faltou-lhe arrojo para garantir meio ponto.

“Ao longo da partida esteve bem, mas numa distracção e falta de experiênci­a perdeu o jogo. Precisamos de muitos jogos, mas temos estado limitados por dificuldad­es financeira­s”, lamentou.

Sérgio Miguel, do Núcleo Ditrov, foi afastado na primeira eliminatór­ia de duas partidas diante do Grande Mestre croata Ivan Saric, no Complexo Galaxy.

No primeiro jogo de peças brancas, na segunda-feira, o xadrezista da Ditrov perdeu, por 0-1, na abertura do mundial.

Na segunda partida da preliminar, disputada terçafeira, Sérgio Miguel jogou com as peças pretas, e averbou a segunda derrota pelo mesmo resultado.

Com esta derrota, o angolano foi afastado do Mundial e o Grande Mestre croata vai medir forças com o argentino Alan Pichot, para os dois jogos da segunda eliminatór­ia.

Sérgio Miguel e o vicepresid­ente da FAX regressam ao país na próxima terçafeira, passando pelo Dubai, e pernoitam na segundafei­ra em Addis Abeba.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola