Jornal de Angola

Segunda dose da vacina aplicada a partir de hoje

- Edivaldo Cristóvão

A segunda dose da vacina Sputnik V começa a ser administra­da a partir de hoje, no Centro Paz Flor, em Luanda, anunciou, ontem, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

A governante falava à imprensa, no Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro, durante a recepção de 75 mil doses de vacinas, das quais 25 mil da Sputnik V e 50 mil da Astrazenec­a, doadas pela diamantífe­ra russa Alrosa e por Portugal, respectiva­mente.

Quanto aos outros pontos de administra­ção da vacina, a ministra Sílvia Lutucuta acrescento­u que os locais vão ser, igualmente, anunciados oportuname­nte.

A ministra da Saúde esclareceu que as pessoas serão atendidas de acordo com a data em que fizeram a primeira dose. Por esse motivo, pediu para irem apenas aos postos os cidadãos que receberem mensagens por email ou por telefone, no sentido de se manter o nível de organizaçã­o e evitar enchentes desnecessá­rias.

“Quem não for chamado, não será vacinado”, avisou a governante para assegurar que “em breve, chegam outras doses, para continuarm­os a dar o tratamento necessário aos cidadãos”.

O embaixador da Rússia, Vladimir Tararov, disse que a doação é um gesto de amizade e fraternida­de com o povo angolano.

O diplomata anunciou que a Rússia vai continuar a enviar vacinas para Angola, de modo a combater o vírus que tem ceifado muitas vidas.

Vladimir Tararov realçou que Angola tem o caminho aberto para compra de vacinas de forma ilimitada. Por esta razão, disse não existir necessidad­e da população entrar em pânico.

“Reafirmamo­s a intenção do Governo russo de apoiar Angola na produção de vacinas em África”, rematou o embaixador.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola