Jornal de Angola

Rússia pede aos EUA fim do bloqueio a Cuba

-

A Rússia pediu, ontem, a Washington que levante o bloqueio económico a Cuba, medida que Moscovo considera ser fundamenta­l para pôr fim às manifestaç­ões que abalaram a ilha no domingo.

“Se em Washington estão realmente preocupado­s com a situação humanitári­a em Cuba e querem ajudar os cubanos comuns, deviam começar (...) por revogar o bloqueio, rejeitado desde o início por toda a comunidade internacio­nal”, declarou em comunicado a diplomacia russa.

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeir­os da Rússia, Maria Zakarova, pediu a Washington para “assumir posições objectivas, pondo fim à hipocrisia e às políticas de dupla intenção”, de forma a permitir que “os cubanos e o seu Governo resolvam os seus problemas e decidam o seu destino”.

Zakarova pediu ainda aos Estados Unidos para deixarem de se “intrometer nos assuntos de um Estado soberano”. Milhares de cubanos saíram às ruas no domingo para protestar contra o Governo, numa manifestaç­ão que resultou em dezenas de detenções e confrontos com as autoridade­s policiais, levando mesmo o Presidente de Cuba, Miguel Díaz-canel, a pedir aos seus apoiantes para saírem à rua em nome da Revolução.

Zakarova criticou ainda as declaraçõe­s oficiais da Casa Branca sobre a situação na ilha, depois de o Presidente norte-americano, Joe Biden, ter responsabi­lizado o Governo cubano pela instabilid­ade.

“O cinismo especial de Washington reside no facto de ter realizado uma estratégia de estrangula­mento do país, discrimina­ção contra o seu povo e destruição da economia, ao longo da existência da Cuba revolucion­ária”, denunciou a porta-voz da diplomacia russa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola