Jornal de Angola

Campeonato nacional inicia hoje no Quéssua

- António Cristóvão

O Campeonato Nacional de atletismo para pessoas com deficiênci­a, em ambos os sexos, disputa-se, hoje e amanhã, na pista de cinza do Instituto Médio Agrário do Quéssua, na cidade de Malanje, com a participaç­ão de 138 atletas de nove províncias.

Esta manhã, estão reservadas as eliminatór­ias, meias-finais e algumas finais das competiçõe­s de 100, 400, 3000 (apenas feminino) e 5000 metros.

Além destas, disputamse também as provas de lançamento­s de peso e de disco.

Amanhã, no mesmo horário, a organizaçã­o agendou as eliminatór­ias, meias-finais e finais das provas dos 200, 800 e 1500 metros, bem como as de lançamento de dardo.

Os 138 atletas com deficiênci­a motora, visual, paralisia cerebral e intelectua­l vão competir em provas de velocidade e meio-fundo nas classes de T11, T12, T13, T20, T36, T46, T47, T55 e T57. Os velocistas (invisuais) e alguns amblíopes correm com os guias atletas.

Os corredores do Uíge chegaram ontem a Malanje, sendo os primeiros a escalar o palco. Depois seguiram-se as delegações de Benguela, Bié, Huambo, Luanda, Namibe, Cuanza-norte e Sul. Todas estão alojadas no Instituto Médio Agrário do Quéssua.

Cabinda, Bengo, Cuando Cubango, Huíla, Moxico, Lundas Norte e Sul falharam a presença, por falta de transporte, segundo fonte do Comité Paralímpic­o Angolano (CPA).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola