Jornal de Angola

Conflito em Tigray destruiu 7 mil escolas

-

O conflito na região etíope de Tigray deixou mais de sete mil escolas destruídas e cerca de 1,42 milhões de alunos não poderão ter aulas naquela região e em Amhara e Afar, anunciou, ontem, o ministro da Educação, citado pela Ele.

A Etiópia tem estado envolvida numa guerra, desde Novembro, quando o Primeiro-ministro, Abiy Ahmed, enviou o Exército para a região de Tigray com o objectivo e retirar do poder os dissidente­s da Frente Popular de Libertação do Tigray (FPLT), embora tenha dito que a intervençã­o militar foi em resposta a ataques a campos militares do país orquestrad­os pela FPLT.

O Prémio Nobel da Paz de 2019 tinha prometido uma vitória rápida, mas o conflito durou até ao final de Junho. As forças PRÓ-FPLT tinham recuperado o controlo da maior parte da região, continuand­o depois a sua ofensiva para as regiões vizinhas de Amhara e Afar.

“Como resultado da guerra fútil da FPLT no Norte da Etiópia, nas regiões de Tigray, Afar e Amhara, mais de sete mil escolas foram totalmente danificada­s”, disse no Twitter o ministro da Educação da Etiópia, Getahun Mekuria. “Mais de 1,42 milhões de estudantes já foram retirados da escola (em Tigray) ou serão (em Afar, Amhara)”, acrescento­u, descrevend­o a situação como “muito triste”.

A propagação do conflito agravou a crise humanitári­a. Várias agências e ONG lamentam as dificuldad­es de acesso às pessoas. Na semana passada, a agência humanitári­a da ONU (OCHA) disse que os comboios de ajuda ao Tigray tinham praticamen­te parado desde 20 de Agosto e a região tem 400 mil pessoas a viverem em condições de fome. “As reservas de ajuda alimentar foram esgotadas e novas distribuiç­ões de alimentos pararam, excepto em áreas onde os fornecimen­tos já estavam a caminho”, afirmou a OCHA, numa nota.

As autoridade­s federais e os rebeldes do Tigray culpam-se mutuamente pela situação, acusando-se de bloquearem o acesso à região e de mergulhare­m a população na fome.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola