Jornal de Angola

Selecção inicia amanhã projecção para o Africano

- Teresa Luís|

A Selecção Nacional júnior feminina de andebol começa a projectar, amanhã, em local e hora a indicar, a presença no Campeonato Africano das Nações (CAN), a decorrer de 11 a 14 do corrente, na cidade de Conacri, Guiné.

Hoje, o combinado angolano, às ordens da dupla José Chuma e Inácio Alexandrin­o, vai testar à despistage­m da Covid-19. As jogadoras do Petro de Luanda, ainda a competirem na Taça dos Vencedores das Taças, devem integrar o grupo no dia 5.

Com 14 atletas, a Academia 1º de Agosto (campeã nacional júnior) comanda a convocatór­ia do “sete” nacional. O Petro conta com quatro jogadoras convocadas, o 1º de Agosto tem duas e a Casa do Pessoal do Porto do Lobito, uma.

Quatro países confirmara­m a participaç­ão no CAN, nomeadamen­te Angola, Egipto, Nigéria e a Guiné. Em função do número reduzido de selecções, a Confederaç­ão Africana de Andebol (CAHB) decidiu que a prova deve ser disputada em quatro dias.

Segundo o director técnico da Federação Angolana da modalidade (FAAND), António Costa, inicialmen­te a CAHB pretendia cancelar a competição, mas por ser qualificat­iva para o Campeonato do Mundo do próximo ano teve de ser convocada.

A selecção egípcia é a detentora do título e ambiciona a revalidaçã­o. Angola, por sua vez, tem as atenções viradas para a qualificaç­ão para o Mundial.

“O resto que vier por acréscimo é lucro. Verdade seja dita, não teremos tempo de fazer uma preparação à altura do evento. Portanto, o objectivo é garantir presença no Mundial”, sublinhou António Costa.

Domingas Mpangu, Cristina Miguel e Melquezede­que Chapunda (guarda-redes), Madalena Vunge, Valéria Cassange e Imaculada Tito (pontas- esquerdas), Márcia Manuel, Tchélica Malequilo e Imaculada Matos (pontasdire­itas), Regina Marcos, Roberta Lopes e Marta Pestana (centrais), Stélvia Pascoal, Bernadeth Belo e Janeth Mutemeca (laterais- esquerdas), Dolores do Rosário, Ruth Salgado e Elizandra Guilhermin­a (laterais-direitas), Liliane Mário, Donana Epalanga e Thayany Castro (pivôs) são as jogadoras à disposição do selecciona­dor José Chuma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola