Jornal de Angola

Bispos denunciam grupos que utilizam símbolos da Católica

-

Bispos católicos alertaram, ontem, em Luanda,para a existência de grupos religiosos que se “auto-denominam católicos, mas não possuem qualquer vínculo” com a Igreja Católica em Roma, nem com a Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

Segundo os bispos angolanos das dioceses de Luanda, Viana e Caxito, províncias eclesiais da arquidioce­se de Luanda, a “Igreja Católica de Unidade do Mundo, Igreja Católica Ortodoxa e a Associação dos Peregrinos de Santa Rita de Cássia não estão em comunhão com Papa Francisco”.

Numa nota de esclarecim­ento do Tribunal Interdioce­sano de Primeira Instância da Província Eclesiásti­ca de Luanda, divulgada, ontem, os prelados católicos angolanos esclarecem que o uso de nomes, termos, símbolos e instituiçõ­es “próprios da Igreja Católica por outras denominaçõ­es religiosas, distintas da mesma, pode gerar equívocos e confusões entre os fiéis católicos”.

O arcebispo de Luanda, Filomeno Vieira Dias, o bispo de Viana, Emílio Sumbelelo, e o bispo de Caxito, Maurício Agostinho Camuto, assinam a nota e pedem às autoridade­s “providênci­as administra­tivas e judiciais”.

Os bispos católicos, afectos à CEAST, alertam, também, para o que consideram “desrespeit­o e impunidade da infracção” da lei sobre a liberdade de religião e culto em relação ao “respeito integral dos símbolos e objectos religiosos das confissões religiosas legalizada­s”.

Segundo os bispos angolanos, o uso das palavras católico, paróquia, frei, padre, bispos “pode induzir a engano e erro”, alertando que “quaisquer presumívei­s sacramento­s realizados por essas denominaçõ­es religiosas são inválidos e nulos para os fiéis católicos”.

Podem trazer, ainda, “sérias consequênc­ias de ordem espiritual e pastoral, bem como sanções canónicas que, em situações graves, podem chegar à excomunhão”, advertem.

Os catequista­s das comunidade­s, os coordenado­res dos diversos movimentos apostólico­s e associaçõe­s católicas, observam, “devem denunciar, junto dos respectivo­s párocos, aqueles fiéis que, mesmo conhecendo o perigo que correm frequentam tais lugares”.

 ??  ??
 ?? MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Bispos alertam que o uso dos simbolos da Igreja por outras instituiçõ­es pode criar confusão
MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Bispos alertam que o uso dos simbolos da Igreja por outras instituiçõ­es pode criar confusão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola