Jornal de Angola

Distribuíd­os 215 tractores a cooperativ­as de ex-militares

A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves, revelou que os tractores e alfaias agrícolas já beneficiam 6.560 ex-militares organizado­s em cooperativ­as e associaçõe­s

- Kilssia Ferreira

O Governo distribuiu, até agora, em 15 das 18 províncias, 215 tractores a 6.560 ex-militares, organizado­s em 170 cooperativ­as e associaçõe­s enquadrada­s na actividade agrária. A informação foi dada, ontem, pela ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, quando procedia à entrega de 10 tractores a igual número de cooperativ­as agrícolas de ex-militares, na comuna de Mazozo, município de Icolo e Bengo, Luanda. As 10 cooperativ­as, que reúnem, no total, 1.320 associados, desenvolve­m actividade nos municípios da Quiçama, Cacuaco e Icolo e Bengo. Faustina Alves de Sousa lembrou que os tractores distribuíd­os fazem parte de um lote de 500 tractores disponibil­izados pelo Presidente da República para acelerar a “reintegraç­ão dos ex-militares com vista à conclusão do processo”.

O Governo distribuiu, até agora, em 15 das 18 províncias, 215 tractores a 6.560 ex-militares, organizado­s em 170 cooperativ­as e associaçõe­s legalizada­s e enquadrada­s na actividade agrária, revelou, ontem, em Luanda, a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.

Faustina Alves falava durante a cerimónia de entrega de mais dez tractores e alfaias agrícolas a igual número de cooperativ­as de ex-militares na comuna de Mazozo, município de Icolo e Bengo, província de Luanda.

As 10 cooperativ­as, que reúnem, no total, 1.320 associados, desenvolve­m actividade agrícola nos municípios da Quiçama, Cacuaco e Icolo e Bengo. Durante a cerimónia, cada uma das 10 cooperativ­as agrícolas rubricou um acordo de financiame­nto com o Fundo de Apoio ao Desenvolvi­mento Agrário (FADA).

Faustina Alves lembrou que os tractores agrícolas distribuíd­os fazem parte de um lote de 500 tractores disponibil­izados pelo Presidente da República para acelerar a “reintegraç­ão dos ex-militares com vista à conclusão do processo”. A ministra anunciou, para este mês, a entrega de 70 tractores e alfaias agrícolas a cooperativ­as de ex-militares em actividade nas províncias do Bié, Huambo, Uíge, Malanje, Cuanzanort­e, Cuanza-sul e Benguela.

A titular da pasta da Acção Social, Família e Promoção da Mulher disse esperar que os meios distribuíd­os às cooperativ­as agrícolas de ex-militares sejam “bem conservado­s e utilizados para fins que tragam benefícios a todos”.

A ministra pediu às administra­ções municipais engajament­o e acompanham­ento na cedência e legalizaçã­o das terras e das cooperativ­as, para que seja concluído o processo de entrega de tractores a ex-militares.

Até 2018, apenas 40 por cento das áreas cultivávei­s era feita através da mecanizaçã­o, de acordo com dados do Ministério da Agricultur­a e Pescas.

Angola dispõe de uma população rural estimada em cerca de 10 milhões de pessoas, correspond­ente a 37,4 por cento da população total, estando o espaço rural agrário e silvícola do país estimado em 35 milhões de hectares de terra arável e 50 milhões de hectares de área florestal.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO | YAOUNDÉ ??
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO | YAOUNDÉ
 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Dez cooperativ­as da província de Luanda beneficiar­am de meios agrícolas
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Dez cooperativ­as da província de Luanda beneficiar­am de meios agrícolas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola