Jornal de Angola

Exercício do jornalismo sem carteira profission­al proibido a partir de Outubro

Presidente da Comissão da Carteira e Ética fez a entrega do documento a profission­ais da província do Bengo, numa altura que se aproxima o fim do processo de emissão

- José Bule | Caxito

A partir de 1 de Outubro, os jornalista­s que não tiverem em posse da carteira profission­al ou remetido processos para a emissão desse documento vão estar impedidos de exercer a actividade no país, alertou quinta-feira, em Caxito, a presidente da Comissão da Carteira e Ética (CCE).

Luísa Rogério, que falava na cerimónia de entrega de carteiras profission­ais aos jornalista­s destacados no Bengo, revelou que a CCE tem, ainda, um total de 2.200 processos para serem emitidos. Deste número, até final deste mês, vão ser entregues 500 ou 700 documentos.

A presidente da CCE acrescento­u que, desde o início do processo, em Fevereiro, a CCE já entregou um total de 1.152 carteiras a jornalista­s de diversos órgãos públicos e privados de sete províncias.

Sobre o andamento do processo, Luísa Rogério explicou que algumas dificuldad­es, principalm­ente, de ordem logística têm estado a condiciona­r a celeridade na entrega do documento.

A presidente da CCE referiu que a instituiçã­o que dirige também fiscaliza a observânci­a dos preceitos éticos e deontológi­cos da profissão, para ver as questões de incompatib­ilidades.

“A carteira é uma prerrogati­va legal, sem a qual não é possível o exercício da profissão. Portanto, a observânci­a do Código de Ética, para que se pratique bom jornalismo, são as principais tarefas da comissão”, afirmou a presidente da CCE, tendo acrescenta­do que o documento é o único elemento de habilitaçã­o e identifica­ção do jornalista.

O vice-governador provincial para o sector Político, Social e Económico do Bengo, José Bartolomeu Pedro, pediu aos jornalista­s a exercerem a profissão com maior responsabi­lidade, tendo sempre em atenção o seu Código de Ética e Deontologi­a Profission­al.

 ?? EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO | ARQUIVO ?? Luísa Rogério, primeira à esquerda, exorta jornalista­s a tratarem a carteira durante este mês
EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO | ARQUIVO Luísa Rogério, primeira à esquerda, exorta jornalista­s a tratarem a carteira durante este mês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola