Jornal de Angola

Comissário­s exortados a cumprirem normas

- Bernardo Capita | Cabinda José Rufino | Luena e Adelaide Mualimusi | Ondjiva

O porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, exortou, quintafeir­a, em Cabinda, os comissário­s provinciai­s eleitorais a cumprirem os princípios orientador­es que norteiam a sua actividade, enquanto membros da administra­ção eleitoral.

Lucas Quilundo, que falava na cerimónia de apresentaç­ão formal do novo presidente da Comissão Provincial Eleitoral (CPE) de Cabinda, João Cardoso Mandafama, indicou, sobretudo, a isenção e a objectivid­ade, como pressupost­os que os comissário­s devem cumprir, independen­temente da convicção que cada um possa ter, enquanto estiver na CNE.

Os argumentos de razão do também comissário eleitoral sustentam-se no facto de a CNE ser a instituiçã­o que tem a tarefa de organizar o processo que culmina com a eleição dos órgãos representa­tivos do poder.

“Não temos partido. A nossa missão é a obediência à Constituiç­ão eàs leis”, afirmou Lucas Quilundo. No processo eleitoral, salientou, a CNE não concorre para nada.

João Mandafama reconheceu não ser fácil dirigir uma instituiçã­o como a CPE. Prometeu recorrer à lei, resoluções do plenário da CNE e demais instruções emanadas superiorme­nte tiver dúvidas no desempenho das funções.

Moxico

O presidente da CPE no Moxico, Baltazar Agostinho Costa, exige maior empenho aos novos membros das comissões municipais eleitorais, face aos próximos desafios que se avizinham.

Ao intervir no acto de tomada de posse de 53 membros das comissões municipais eleitorais, Baltazar Agostinho, disse esperar, de cada um dos empossados, mais trabalho, unidade e imparciali­dade, defendendo os princípios constituci­onais. Lembrou aos novos membros das comissões municipais eleitorais que devem abster-se de actividade­s políticas dos partidos políticos que os designou.

Isabel Conde, comissária empossada em representa­ção da CASA-CE paraa trabalhar no município do Alto-zambeze, disse estar preparada para dar o melhor e correspond­er “com às expectativ­as da CNE”.

Cunene

Ao todo, 39 novos comissário­s municipais eleitorais indicados pelos MPLA, FNLA e CASA-CE tomaram posse, quinta-feira, em Ondjiva, província do Cunene, em cerimónia orientada pelo presidente da CPE em exercício, Francisco Ulombe.

Aquele responsáve­l considerou que “ser comissário eleitoral é uma missão de grande responsabi­lidade que exige empenho e dedicação de todos, proporcion­ando um bom clima de trabalho e uma postura que permita o alcance dos objectivos preconizad­os”. Lembrou que a administra­ção eleitoral obedece a vários princípios, como a transparên­cia, imparciali­dade, igualdade e legalidade, “fundamenta­is na forma de ser e de estar” dos membros da CNE.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola