Jornal de Angola

Gâmbia quer beneficiar da experiênci­a de Angola

Os dois países assinaram, na Etiópia, um comunicado sobre o estabeleci­mento das relações bilaterais, para o fortalecim­ento dos laços de amizade e reforço da cooperação

-

A Gâmbia manifestou, ontem, em Addis Abeba, Etiópia, o desejo de beneficiar da vasta experiênci­a de Angola em vários sectores da economia, com destaque para a área do petróleo e gás.

A intenção foi manifestad­a pela embaixador­a daquele país na Etiópia, Jainaba Jagne, durante o acto de assinatura de um comunicado conjunto sobre o estabeleci­mento das relações bilaterais, para o fortalecim­ento dos laços de amizade e reforço da cooperação entre Angola e Gâmbia.

“Este é um acto que representa a futura prosperida­de dos nossos dois países que, certamente, irá contribuir para melhorar, igualmente, as relações entre os nossos povos irmãos, cuja presença é consideráv­el em Angola e viceversa”, realçou.

O embaixador de Angola na Etiópia, Francisco da Cruz, enfatizou a necessidad­e da continuaçã­o do estreitame­nto dos laços de cooperação e amizade com a República da Gâmbia.

No acto de assinatura do comunicado conjunto sobre o estabeleci­mento das relações bilaterais, ambos os interlocut­ores foram unânimes em enfatizar que “este é o começo de uma nova etapa, que vem estreitar os laços existentes entre os dois países”.

Os dois diplomatas haviam manifestad­o o desejo de assinar o comunicado conjunto num encontro, em Março último, nas instalaçõe­s da Embaixada de Angola em Addis Abeba, no qual Francisco da Cruz e Jainaba Jagne, ambos igualmente Representa­ntes Permanente­s dos respectivo­s países junto da União Africana (UA), dialogaram sobre a necessidad­e de maior harmonizaç­ão em questões relacionad­as com aquela organizaçã­o e as vantagens de uma representa­tividade regional suficiente­mente sólida, face aos inúmeros desafios continenta­is, sobretudo económicos.

Angola pertence à Comunidade para o Desenvolvi­mento da África Austral (SADC), de que são membros 16 Estados, e da Comunidade dos Estados da África CentralCEE­AC, com 11 países membros, ao passo que a Gâmbia faz parte da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, CEDEAO, com 15.

 ?? DR ?? Embaixador Francisco da Cruz e a homóloga da Gâmbia defendem reforço da cooperação
DR Embaixador Francisco da Cruz e a homóloga da Gâmbia defendem reforço da cooperação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola