Jornal de Angola

Rio de Janeiro adia exigência de certificad­o de vacinação

-

A cidade brasileira do Rio de Janeiro adiou para 15 de Setembro a entrada em vigor do certificad­o de vacinação contra a Covid-19, para permitir acesso a vários locais públicos, prevista para ontem.

A autarquia justificou o adiamento com instabilid­ade no 'Conectesus', uma nova aplicação do Ministério da Saúde, que permite ao cidadão brasileiro visualizar ou guardar o seu certificad­o de imunização.

“Em virtude da instabilid­ade do 'Conectesus' para retirada dos certificad­os de vacinação, a Prefeitura do Rio de Janeiro adia para o dia 15 de Setembro o início da verificaçã­o da situação vacinal para entrada em estabeleci­mentos fechados”, indicou o município, num comunicado enviado à imprensa.

“Nesse período, entre os dias 1 e 14 de setembro, será realizada uma série de acções educativas com o sector regulado, e essa cobrança pode ser iniciada por cada sector que já se sinta preparado e queira estimular a vacinação”, acrescento­u.

A previsão inicial era que o certificad­o de vacinação para permitir o acesso a determinad­os locais públicos entrasse em vigor já ontem.

Na semana passada, a prefeitura do Rio de Janeiro determinou, através de um decreto municipal, a verificaçã­o obrigatóri­a de vacinação para entrar no “interior de estabeleci­mentos e dependênci­as de uso colectivo”, como pontos turísticos, museus, feiras, ginásios, clubes sociais, teatros, parques de diversões, circos e cinemas, entre outros.

O decreto, que consiste em quatro medidas, inclui também a certificaç­ão de vacinação para cirurgias não essenciais. A medida, no entanto, deixou bares, restaurant­es e ‘shopping centers’ fora da lista.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola