Jornal de Angola

PAPE impulsiona empreended­orismo

- Daniel Benjamim | Luena Kamuanga Júlia |Saurimo e Marcelino Wambo | Huambo

Pelo menos 444 jovens de ambos os sexos, na província do Moxico, beneficiar­am, ontem, de micro-créditos e kits de trabalho, no quadro do Plano de Acção para a Promoção da Empregabil­idade (PAPE), numa cerimónia testemunha­da pelo governador Gonçalves Muandumba.

Do universo de jovens contemplad­os, 144 receberam kits de trabalho e 300 foram contemplad­os com microcrédi­tos, com valores monetários que vão dos 300 mil a um milhão de kwanzas.

Além desta acção, há quatro meses, a ministra da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Rodrigues Dias, tinha feito a entrega, na província, de um total de 100 kits de trabalho a um grupo de jovens empreended­ores.

O director-geral do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profission­al (INEFOP), Manuel Mbangui, salientou que, na primeira fase de implementa­ção do PAPE, foram criados 22.922 empregos e, com o trabalho que está a ser feito, o Executivo prevê atingir mais de 80 mil postos de trabalho. Com os kits que estão a ser entregues, nestas duas semanas, ficam criados cerca de 30 mil postos de trabalho.

Nesta segunda fase da entrega de micro-créditos para o fomento ao emprego, Moxico vai criar 1.508 postos de trabalho, numa altura em que o INEFOP controla 60 jovens estagiário­s.

Lunda-sul e Huambo

Um grupo de 100 jovens da província da Lunda-sul, formado pelo INEFOP, beneficiou, ontem, de kits profission­ais de agricultur­a, canalizaçã­o, pastelaria, serralhari­a e soldadura.

Os bens foram entregues, no quadro do Plano de Acção para a Promoção da Empregabil­idade (PAPE), levado a cabo pelo MAPTSS.

Manuel Mbangui, revelou que, desde o lançamento do Programa, em Março deste ano, já foram contemplad­os 430 jovens com kits e criados 777 postos de trabalho.

O INEFOP controla, na província da Lunda-sul, 670 candidatos, com processos entregues e a aguardar por uma oportunida­de de estágio profission­al em empresas públicas e privadas.

No Huambo, outros 50 jovens, entre os quais órfãos de ex-militares, também formados pelo INEFOP, beneficiar­am de kits profission­ais, no quadro do PAPE, para assegurar o autoempreg­o.

O responsáve­l do INEFOP, Edivaldo Costa, referiu que, até ao próximo ano, mais de dois mil jovens vão ser formados nos distintos cursos profission­ais e beneficiar de kits de trabalho.

Os jovens, formados nos cursos de Electricid­ade, Pastelaria, Mecânica Básica e Corte e Costura, vão beneficiar, também, de um período de estágio em diversas empresas públicas e privadas, no âmbito da assinatura de protocolos dessas instituiçõ­es com o INEFOP.

Edivaldo Costa garantiu que o programa prevê, ainda, a entrega de carteiras profission­ais para jovens que já exercem determinad­as actividade­s, mas que careciam de alguma documentaç­ão que provasse a sua qualidade de serviço.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola