Jornal de Angola

Pediatria recebe sete casos de abuso sexual

- Carla Bumba

Pelo menos sete crianças abusadas sexualment­e, das quais três provenient­es de outras províncias, foram recebidas e acompanhad­as pelo Hospital Pediátrico David Bernardino, em Luanda, de Janeiro a Setembro deste ano, revelou, ontem, o chefe do Serviço Social daquela unidade clínica.

Hermenegil­do de Castro, que falava no termo da visita que a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Elsa Bárber, efectuou ao hospital para constatar a evolução de um menor, de dois anos, abusado sexualment­e pelo próprio pai, no Huambo.

O responsáve­l avançou que as referidas crianças têm, maioritari­amente, menos de cinco anos, sendo vítimas de familiares próximos ou desconheci­dos.

O chefe do Serviço Social da Pediatria de Luanda disse que muitas dessas crianças têm tido graves problemas em consequênc­ia das violações sexuais, entre as quais traumas que podem acarretar ao longo de todo o cresciment­o.

Para minimizar esses efeitos dessas acções, disse que a Pediatria garante todo o apoio clínico, social e psicológic­o. Em muitos casos, referiu que há apoio institucio­nal como acontece, nos últimos tempos.

Por exemplo, a secretária de Estado reconheceu os efeitos nefastos para a criança violada pelo pai, daí ter ido ao hospital para levar conforto e a solidaried­ade do Executivo.

“Graças a Deus, o menino, em Luanda, já não precisou de sofrer outra cirurgia, porque a evolução foi positiva e teve poucas lesões”, confirmou.

Elsa Bárber pediu à sociedade para denunciar, cada vez mais, os casos de abuso sexual contra menores, para que sejam responsabi­lizados os que praticam tais actos, prejudicia­is, em vários aspectos, ao cresciment­o das crianças.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola