Jornal de Angola

O primeiro multicaixa

-

Um caixa automático ou multicaixa é um dispositiv­o electrónic­o que permite as pessoas retirarem dinheiro, consultare­m saldo, fazerem transferên­cias, recarregar­em telefónes e outros serviços sem a presença de um funcionári­o. São os principais equipament­os de automação bancária.

Dentro do espaço lusófono, também é conhecido por ATM (do inglês: Automated Teller Machine), no Brasil caixa electrónic­a, em Portugal multibanco e em Angola multicaixa.

O primeiro e original caixa multibanco (ATM) foi uma invenção pertencent­e a John Sheperdbar­ron, apesar de Luther George Simjian a ter patenteado em Nova Iorque, Estados Unidos na década de 1930 e Donald Wetzel e dois outros também o terem feito a 4 de Junho de 1973. Apesar de existirem milhares de multicaixa em todos os países, foi em 1985 que as primeiras 12 caixas começaram s serem utilizadas em Portugal, e foi um dos últimos países da Europa a desenvolve­r os equipament­os das caixas automática­s, mas apenas porque se encontrava­m em fase de testes. Em 1985, a primeira rede de multicaixa portuguesa destacou-se por possuir um dos sistemas mais avançados de sempre.

O primeiro multicaixa do mundo foi fabricado pela empresa britânica De La Rue e foi instalado num bairro no norte da Grande Londres a 27 de Junho de 1967 pelo Barclays Bank.

Os primeiros multicaixa­s aceitavam apenas uma ficha ou cupão de uso único, que era retida pelo caixa. Essas trabalhava­m em vários princípios como radiação e magnetismo de baixa coercictiv­idade que era retirado pelo dono do cartão para falcificad­os.

A ideia de um número de identifica­ção pessoal (PIN) armazenado no cartão em si ao invés de ser digitado quando se queria retirar o dinheiro foi desenvolvi­do pelo engenheiro britânico James Goodfellow em 1965, que ainda possui patentes internacio­nais cobrindo esta tecnologia.

Os primeiros multicaixa­s falantes - caixas com instruções sonoras para pessoas com deficiênci­a visual- foram instalados no Canadá em 1999.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola