Jornal de Angola

Técnico angolano quer fazer história

- Melo Clemente | Kigali

O técnico angolano ao serviço da selecção de Cabo Verde, Emanuel Trovoada, quer colocar o nome dos caboverdia­nos no pedestal mais alto do basquetebo­l africano, com a disputa da final.

O desejo foi manifestad­o durante a conferênci­a de imprensa, após vencer nos quartos-de-final o Uganda, por 79-71. “Tivemos pela frente uma grande selecção, mas conseguimo­s superálos. Hoje, teremos um gigante pela frente e tudo faremos para ultrapassa­r mais esta barreira, e disputarmo­s a nossa primeira final”, perspectiv­ou o jovem treinador.

Depois de ter conquistad­o a medalha de bronze em 2007, na edição disputada em cinco cidades do país, Luanda, Cabinda, Benguela, Huíla e Huambo, Emanuel Trovoada está prestes a protagoniz­ar mais um feito histórico. “Seria bom Cabo Verde estar numa final do Afrobasket. Todos estamos comprometi­dos em disputar a grande final”.

Entretanto, Emanuel Trovoada lamentou, por outro lado, a passividad­e dos árbitros que permitem muito contacto.

“Gostaria de fazer um apelo ao Comité Organizado­r. Se quiserem que os melhores jogadores africanos passem a estar presentes em provas do género, a arbitragem tem que mudar. Estão a permitir muito contacto. O Walter Tavares saiu a sangrar”, lamentou o técnico angolano nascido em Benguela.

Ao finalizar, Emanuel Trovoada, dedicou a vitória dos quartos-de-final ao malogrado Osvaldo Fernandes “Ndinho”.

 ?? PAULO MULAZA |EDICÕES NOVEMBRO |KIGALI ?? Emanuel Trovoada quer conquistar primeiro título africano
PAULO MULAZA |EDICÕES NOVEMBRO |KIGALI Emanuel Trovoada quer conquistar primeiro título africano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola