Jornal de Angola

Ministério paga prémios com nove anos de atraso

- Teresa Luís

Sem precisar o valor, o Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) procedeu ao pagamento de todos os prémios em atraso das distintas federações desportiva­s, referentes ao período de 2012-2021, segundo nota distribuíd­a aos órgãos de comunicaçã­o social.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o director nacional dos Desportos, Nicolau Daniel, afirmou que os atletas devem dirigir-se aos órgãos reitores das diferentes modalidade­s, a fim de reclamarem os prémios.

Indagado sobre o valor global da premiação, o dirigente argumentou ter dificuldad­es em avançar números, por se tratar de uma soma avultada.

“É difícil adiantar o valor. Cada Federação recebeu a soma correspond­ente, em função do desempenho dos atletas. São muitos números, estamos a falar de mais de vinte prémios. Por isso, não tenho como avançá-los. O mais importante era informar que está tudo pago, e os atletas podem recorrer às Federações para o levantamen­to. A lei só prevê o pagamento de prémios para as selecções que terminaram as provas no pódio”, sublinhou.

Com um total de dez prémios pagos, a Federação de Andebol eventualme­nte recebeu a maior fatia do “bolo”. Entre os prémios destacam-se os dos Campeonato­s Africanos sénior masculino e feminino de 2016 a 2021, respectiva­mente, os Africanos de cadetes e de juniores (femininos) e os Jogos Africanos de Brazzavill­e (2015) e Rabat (2019).

O basquetebo­l conta com nove prémios, entre os quais o Africano Sub-16 feminino, Sub-18 masculino, sénior masculino e outros. No futebol, realce para o Africano de Sub17, 2019, e no futsal, Africano sénior masculino de 2019.

As Federações de Judo, Boxe, Natação, Desportos Náuticos, Voleibol, Jiu-jitsu, Ténis de Mesa e Xadrez também foram contemplad­as com prémios.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Selecção sénior feminina de andebol entre as contemplad­as
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Selecção sénior feminina de andebol entre as contemplad­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola