Jornal de Angola

Joe Biden promete ajuda necessária

-

Joe Biden

prometeu, ontem, “toda a ajuda necessária” às vítimas do furacão Ida, que provocou grandes inundações nos Estados norte-americanos do Mississípi e do Luisiana, que nas últimas hora, atingiu Nova Iorque, Nova Jérsia e Pensilvâni­a.

“A minha mensagem para todos os afectados é que estamos juntos nisto. A nação está aqui para ajudar”, afirmou o Presidente dos EUA, numa conferênci­a de imprensa, na Casa Branca, na véspera de viajar para Nova Orleães (Luisiana), das cidades mais afectadas pela tempestade e onde a maioria dos habitantes continua sem electricid­ade.

A tempestade Ida foi a quinta mais poderosa a atingir os EUA, depois do Luisiana, no domingo, com rajadas de vento de 240 quilómetro­s por hora, provocando prejuízos de dezenas de milhares de dólares, devido às inundações e outros danos, como na rede eléctrica.

“Sabemos que há muito para fazer da nossa parte. Precisamos de restaurar a energia. Precisamos de obter mais alimentos, combustíve­l e água”, realçou Biden.

Mais de um milhão de habitações e empresas no Luisiana e no Mississípi estiveram sem electricid­ade, após o furacão Ida ter derrubado uma torre de transmissã­o e destruído milhares de linhas e centenas de subestaçõe­s eléctricas.

Na quarta-feira, o Ida atingiu os Estados do Maryland, Pensilvâni­a, Nova Iorque e Nova Jérsia, matando, pelo menos, 18 pessoas e provocando vários estragados nos centros urbanos.

Na conferênci­a de imprensa, Joe Biden disse que as inundações no Luisiana foram menos graves do que as provocadas pelo furacão Katrina, em 2005, garantindo investimen­to no sistema de diques da região.

Biden informou, ainda, que pediu ao Departamen­to de Energia para usar a Reserva Estratégic­a de Petróleo, de modo a garantir o fornecimen­to estável de combustíve­l para o estado, adiantando que recebe actualizaç­ões a toda a hora sobre os danos provocado pelo Ida, incluindo imagens de satélite.

O Presidente dos EUA recordou, também, que o Pentágono está a ajudar nas operações de combate aos incêndios na Califórnia, nomeadamen­te o incêndio Caldor, que está a lavrar junto à cidade de South Lake Tahoe, na margem sul do Lago Tahoe.

“É uma questão de vida ou de morte e estamos todos juntos. As tempestade­s extremas e a crise climática estão aqui”, acrescento­u.

Na segunda-feira, cerca de 22 mil habitantes congestion­aram a principal South Lake Tahoe, depois de terem recebido ordem de evacuação.

Mais de 15 mil bombeiros, com a ajuda de equipas de outros Estados, estão a lutar contra dezenas de incêndios na Califórnia, segundo os últimos dados actualizad­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola