Jornal de Angola

Peregrinaç­ão junta na Muxima cerca de um milhão de fiéis

- Alberto Quiluta

Milhares de cristãos concentram-se, a partir de hoje, na vila da Muxima, sede municipal da Quiçama, para participar, até amanhã, na peregrinaç­ão anual ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, onde são esperados perto de um milhão de fiéis.

As condições no local estão criadas, disse o reitor do Santuário da Muxima, padre Domingos Vicente de Mello, tendo o árduo trabalho realizado pelas várias comissões, coordenada­s pela Diocese de Viana (Igreja Católica) e autoridade­s provinciai­s de Luanda.

Para hoje e amanhã, referiu, a vila tem assegurada a funcionali­dade de áreas para favorecer o culto religioso (liturgia), assim como segurança, saneamento, bombeiros, saúde e comodidade dos peregrinos, no quadro do respeito às medidas de biossegura­nça relativas à Covid-19.

Para hoje, decorrem vários momentos, mas amanhã é o dia especial, por ser o mais emotivo da eucaristia na Muxima, que tem como convidado especial o bispo da Diocese do Dondo, D. Estanislau Chindecass­e. Diferente de outros anos, durante a peregrinaç­ão, que decorre sob o lema “Maria ensina-nos a viver a alegria da Família”, os fiéis não vão pernoitar na vila da Muxima, devendo ir e regressar às origens, depois dos actos religiosos.

Além disso, o reitor do Santuário da Mamã Muxima referiu, igualmente, que, neste modelo, por conta da Covid19, não haverá procissão de velas no período nocturno, devendo esta ser feita após a missa de domingo.

Apesar da peregrinaç­ão iniciar somente hoje, ontem alguns grupos já se concentrav­am na vila da Muxima. É o caso do primeiro grosso de fiéis saídos das paróquias de São João Calábria (Kilambakia­xi), São Marcos (Belo Monte, em Cacuaco) e São José Operário (Cazenga).

Além desses cristãos que vão pedir bênçãos, há, também, uma grande movimentaç­ão de efectivos da Polícia Nacional, Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Instituto Nacional de Emergência­s Médicas (INEMA), ENDE e ELISAL.

Por exemplo, o INEMA colocou, dentro da vila da Muxima, uma equipa, composta por cinco médicos, 20 enfermeiro­s e sete técnicos de emergência, para acudir os eventuais casos de emergência médica. A Polícia mobilizou cerca de 250 efectivos e 75 técnicos de saúde, para apoiar os peregrinos.

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Muitos peregrinos começaram a chegar ontem à vila da Muxima
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO Muitos peregrinos começaram a chegar ontem à vila da Muxima

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola