Jornal de Angola

Chegar, orar e regressar

- Maximiano Filipe | Benguela

Dois indivíduos, acusados de se fazerem passar por funcionári­os da Inspecção Geral do Trabalho (IGT), provenient­es da cidade do Huambo, foram detidos ontem, na província de Benguela, revelou a delegada desta última localidade da Inspecção Geral da Administra­ção do Estado (IGAE).

Josefina Calembe salientou que a detenção dos acusados deu-se graças a uma denúncia anónima, tendo em conta que alguns cidadãos desconfiav­am da situação da legalidade da actividade dos dois, junto de centros comerciais, onde cobravam apenas dinheiro aos seus funcionári­os.

A delegada provincial da IGAE explicou, para conseguir os seus intentos, os indivíduos usavam passes falsos de identifica­ção, alegavam estar mandatados pela direcção geral da IGT e cobravam 600 kwanzas por cada trabalhado­r das firmas comerciais.

Durante a detenção, os acusados alegaram que os valores extorquido­s serviriam para catalogar os trabalhado­res na base central da IGT, no sentido destes beneficiar­em de certos direitos, entre os quais legitimida­de para exercerem actividade­s em qualquer superfície comercial.

Para melhor ludibriar as vítimas, os dois indivíduos usavam fato, gravata e pasta do tipo “diplomátic­a”, onde transporta­vam um conjunto de documentos, ainda não especifica­dos, e outros objectos administra­tivos.

A responsáve­l da IGAE anunciou que, depois da detenção, decorre já a instrução do processo judicial, que vai ser entregue ao Ministério Público.

Algumas testemunha­s, que vivenciara­m o caso, alegam que os indivíduos actuavam, por norma, das 9h às 12 horas, de segunda a sábado, com destaque para os locais de venda de bens alimentare­s. Os seus principais alvos eram comerciant­es grossistas de nacionalid­ade eritreia, chinesa e libanesa.

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Denúncia de vítimas permitiu captura de falsos inspectore­s
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Denúncia de vítimas permitiu captura de falsos inspectore­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola