Jornal de Angola

Distribuiç­ão de manuais escolares começa este mês

- Alexa Sonhi |

Os manuais escolares do ensino primário e secundário começam a ser distribuíd­os em todo o país, a partir da última semana deste mês, e passam a ser utilizados nas escolas do país no mês de Novembro, garantiu ontem o secretário do Estado da Educação para o Ensino Pré-escolar e Primário.

Pacheco Francisco, que falava em entrevista ao Jornal de Angola, disse que o atraso na distribuiç­ão dos manuais deveu-se às limitações impostas pela Covid-19, tendo em conta que os encontros com os professore­s responsáve­is pela revisão dos livros eram feitos via online.

Além dessa situação, o secretário de Estado esclareceu que os cerca de 500 professore­s selecciona­dos para fazer a revisão tinham muito trabalho, dada à quantidade de manuais a serem corrigidos. Daí os três meses previstos para se concluir com a empreitada não tenham sido suficiente­s, o que provocou o alargament­o do período e o atraso na distribuiç­ão.

Disse ser uma situação que não vai criar transtorno­s no sistema de ensino, uma vez que as primeiras oitos semanas de aula estão reservadas para os professore­s dedicarem a revisões de matérias dadas, mas pouco aprofundad­as no ano lectivo findo.

O secretário de Estado reconheceu que, no ano lectivo passado, houve pouco aproveitam­ento dos conteúdos e, por isso, a recomendaç­ão do Ministério da Educação para os novos manuais serem utilizados apenas quando se solidifica­rem certos conteúdos e aprendizad­os de 2020/2021.

Sobre as estratégia­s do Ministério para evitar a venda de livros nas ruas, o secretário de Estado disse existir um trabalho conjunto com a Administra­ção Geral Tributaria (AGT), no sentido de impedir, nos portos e aeroportos, a entrada destes manuais vindos de fora do país.

 ?? DR ?? Gráficas vão ser responsabi­lizadas por livros no mercado paralelo
DR Gráficas vão ser responsabi­lizadas por livros no mercado paralelo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola