Jornal de Angola

Pelo menos15 milhões de vacinas são desperdiça­das desde Março

-

Pelo menos 15 milhões de vacinas contra a Covid-19 foram desperdiça­das nos EUA após 1 de Março, noticiou a NBC, citando fontes das autoridade­s de saúde norte-americanas.

As doses perdidas foram reportadas por Estados ou farmácias que administra­m vacinas nos Centros de Prevenção e Controlo de Doenças, a principal agência federal de saúde pública do país.

O número é, possivelme­nte, uma estimativa ‘por baixo’, uma vez que vários Estados e agências não estão a fornecer esses dados.

Entre os motivos para o descarte de vacinas estão à expiração do prazo de validade, erros de diluição, problemas de refrigeraç­ão e frascos danificado­s.

Além disso, um frasco de vacinas contém várias doses e, uma vez aberto, deve ser totalmente administra­do nas horas seguintes, pelo que, por vezes, são descartado­s se não houver indivíduos suficiente­s para aproveitar todo o conteúdo do frasco.

Enquanto alguns fornecedor­es reportaram vários milhares de doses desperdiça­das de uma só vez, os registos mais comuns são de apenas quatro doses perdidas de cada vez, de acordo com a NBC, citada pela agência France-press.

Duas das maiores redes farmacêuti­cas nacionais, a Walgreens e a CVS, reportaram mais de dois milhões de doses perdidas, cada uma, enquanto o Walmart e o Rite Aid indicaram mais de um milhão de desperdíci­os.

Segundo dados fornecidos anteriorme­nte pelas autoridade­s de saúde, entre o início da campanha de vacinação nos EUA, em Dezembro, e o início de Março, apenas 200 mil doses foram desperdiça­das.

Dos 15 milhões de doses reportadas, a maioria foi desperdiça­da durante os meses de Verão, entre Junho e Agosto, refere a NBC.

Esse número é uma parte pequena do total de doses distribuíd­as no país desde Dezembro (444 milhões), bem como do número de doses efectivame­nte administra­das (371 milhões).

Por outro lado, a vacinação contra a Covid-19 prossegue de forma muito desequilib­rada no mundo, com vários países a registaram apenas uma pequena percentage­m da população vacinada, especialme­nte em África.

Os Estados Unidos anunciaram, no início de Agosto, que enviaram 110 milhões de vacinas para o exterior do país e começaram a distribuir, no final do mês, uma parte das 500 milhões de doses de vacinas da Pfizer prometidas aos países pobres.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola