Jornal de Angola

Yoweri Museveni manda libertar académico preso por espionagem

-

O académico do Uganda Lawrence Muganga foi libertado, um dia após a sua detenção, sob suspeitas de “espionagem” após uma intervençã­o directa do Presidente ugandês Yoweri Museveni, noticiou, ontem, a agência France-presse (AFP).

Lawrence Muganga, 45 anos, vice-reitor da universida­de privada Victoria, foi libertado na sexta-feira, disse o conhecido empresário Frank Gashumba, que disse que ele mesmo entrou em contacto com o Presidente Museveni sobre a prisão do seu amigo.

O conhecido académico tinha sido “preso pelas forças de segurança conjuntas por espionagem e permanênci­a ilegal no país”, disse a portavoz do exército Flavia Byekwaso, na quinta-feira.

O Presidente Museveni, explicou Frank Gashumba, ficou “chocado” com o anúncio da prisão de Lawrence Muganga e ordenou a sua libertação imediata. As autoridade­s de Uganda não confirmara­m, no entanto, ainda a libertação, refere a AFP.

Lawrence Muganga foi preso em plena luz do dia no edifício principal da instituiçã­o universitá­ria, localizada numa das principais ruas da capital, Kampala.

Um vídeo amador publicado nas redes sociais na altura da detenção mostrava, segundo a AFP, homens armados a levarem um homem identifica­do como Muganga, para uma carrinha conhecida como ‘drone’ no Uganda, associada ao transporte de opositores governamen­tais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola