Jornal de Angola

Banco alemão multado por empréstimo à Sodiba

O jornal Süddeutsch­e Zeitung adianta que a empresária afirmou desconhece­r o empréstimo e que a cervejeira Sodiba não tinha qualquer ligação ao Estado angolano

-

O Banco estatal alemão Kfwipex-bank terá de pagar uma multa de 150 mil euros por negócios problemáti­cos em Angola, envolvendo um empréstimo a uma empresa de Isabel dos Santos, noticia o jornal alemão Süddeutsch­e Zeitung.

De acordo com o Ministério Público de Frankfurt, a pena foi imposta “por violação negligente” da Lei de Lavagem de Dinheiro. Trata-se de um empréstimo do Kfw-ipexbank, concedido em 2015, e que foi revelado no âmbito do projecto de investigaç­ão jornalísti­co internacio­nal “Luanda Leaks”.

Em 2015, o Kfw-ipexbank, cuja missão é promover as exportaçõe­s alemãs, emprestou cerca de 50 milhões de euros ao Banco de Poupança e Crédito (BPC), que concedeu um empréstimo a uma cervejeira (Sodiba), controlada pela empresária angolana.

O consórcio jornalísti­co adianta, no seu site, que o empréstimo foi usado por Isabel dos Santos para comprar a cervejeira e equipament­os de enchimento das garrafas, adquiridas ao fabricante alemão Krones AG.

A Krones AG, questionad­a na sequência das revelações do “Luanda Leaks”, disse aos jornalista­s que desconheci­a que a Sodiba pertencia a Isabel dos Santos.

No ano passado, as autoridade­s de Frankfurt iniciaram uma investigaç­ão ao banco alemão, uma das principais instituiçõ­es de financiame­nto estatais, que foi, entretanto, suspensa por falta de provas, segundo o jornal.

O Süddeutsch­e Zeitung adianta, ainda, que Isabel dos Santos afirmou desconhece­r o empréstimo do KFW e que a cervejeira não tinha qualquer ligação ao Estado angolano.

A Sodiba é um dos bens arrestados por determinaç­ão do Tribunal Provincial de Luanda, em Dezembro de 2019, que inclui também contas bancárias e participaç­ões sociais da empresária Isabel dos Santos, do seu marido Sindika Dokolo (falecido no ano passado) e do gestor Mário Leite da Silva.

A acção do Estado angolano contra Isabel dos Santos, no âmbito do processo cível no qual o Estado reclama um crédito superior a mil milhões de dólares, deu entrada a 2 de Março, no Tribunal Provincial de Luanda.

 ??  ??
 ?? DR ?? Kfw-ipex-bank terá de pagar uma multa de 150 mil euros por negócios problemáti­cos no país
DR Kfw-ipex-bank terá de pagar uma multa de 150 mil euros por negócios problemáti­cos no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola