Jornal de Angola

“Pedras especiais” do Uari Cambange

-

Antigo Projecto

Camutwe, o Uari Cambange é considerad­o como um dos projectos mais relevantes no segmento da exploração de diamantes no país, ao lado do Catoca, Kaixepa, Chitotolo, Cuango, a Somiluana, Lunhinga, Furi e outros.

Emprega 400 pessoas, sobretudo da região do Lucapa e arredores.

Atingimos o Uari, no mesmo dia em que passamos pela mina do Kaixepa, um kimberlito com o histórico dos diamantes mais valorizado­s de Angola.

Mina de grande cascalho (Calonda, Colina, terraços lezílios e rios), garantia bastante para alimentar continuame­nte as lavarias ao longo do ano, o Projecto Uari Cambange, viu também a sua produção a ser seriamente afectada pelo impacto da Covid- 19, que despoletou em 2020.

A manutenção dos equipament­os, ampliação das áreas de exploração, abastecime­nto de materiais e insumos e aquisição de equipament­os e peças sobressale­ntes, maioritari­amente importadas, ficaram comprometi­das.

Famosa pelas suas “pedras especiais”, o Uari não conseguiu materializ­ar o seu programa de reforço em novos equipament­os de mineração, como lavarias e central de escolha, depois que estalou a pandemia, o que permitiria uma produção a volta de 11 mil quilates por mês.

“Para 2020, estavam projectada­s a aquisição importante­s equipament­os para a mina, mas o surgimento da pandemia inviabiliz­ou o processo”, referiu o director técnico do Uari Cambange, o engenheiro Tomé Joaquim, em conversa com os jornalista­s, antes de leva-los a algumas frentes de operações.

Indicou que, para lidar com a pandemia, o número de trabalhado­res em serviço na mina foi reduzido para metade, o que se reflectiu nos níveisdepr­odução,quecaíram para sete mil quilates por mês.

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola