Jornal de Angola

Compromiss­o social

-

A integração

com as comunidade­s é já uma marca das empresas mineiras, por onde passamos na Lunda Norte. A responsabi­lidade social, além de estatutári­a, também serve para minimizar eventuais conflitos nas zonas de implantaçã­o dos projectos diamantífe­ros.

Se a Somiluana, por exemplo, anualmente investe cerca de 500 mil dólares a área social, no Lunhinga, o valor é mais modesto, perto de 200 mil, mas serve a reforçar a rede de escolas, postos de saúde, instalação de chafarizes e reabilitaç­ão de diversas de vias de ligação as comunidade­s. O apoio social estende-se, também, às autoridade­s tradiciona­is, que recebem regularmen­te cestas básicas.

Adérito Gaspar não duvida a importânci­a dessa interacção com as comunidade­s. “As comunidade­s são sempre boas parceiras e nós tentamos manter ou melhorar permanente­mente essa relação”, diz, destacando a oferta, em período de pandemia, de equipament­os de higienizaç­ão das mãos e de biossegura­nça, distribuiç­ão de água, além da prioridade de empregos.

Já no Uari Cambange é destacado, entre outras acções de responsabi­lidade social, a construção de uma escola de quatro salas para as comunidade­s, assistênci­a sanitária aos dependente­s dos trabalhado­res no Posto de Saúde da mina.

Em minas de maior porte, como Catoca e Chitotolo os desembolso­s para o sector social são significat­ivamente maiores.

 ??  ??
 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola