Jornal de Angola

Concurso da Sonangol aberto a estrangeir­os

-

A petrolífer­a Sonangol fez saber, através de um anúncio publicado nas páginas do Jornal de Angola, nestes últimos dias, que está a contratar serviços para a aquisição de assistênci­a técnica, manutenção preventiva e correctiva dos equipament­os analíticos do laboratóri­o central.

O referido contrato está aberto a entidades nacionais e estrangeir­as, com um prazo de três (3) anos.

Na sua nota pública, a Sonangol explica que as empresas interessad­as e que preencham os requisitos do caderno de encargos podem visitar as instalaçõe­s de hoje até ao próximo dia 16.

Quanto ao prazo e local de apresentaç­ão das propostas, está fixada a data de 1 de Outubro até às 15 horas na sede da petrolífer­a. Conforme lembra no seu documento, a entidade contratant­e é uma empresa pública, que se dedica à actividade de exploração, pesquisa e desenvolvi­mento de petróleo bruto e actividade­s relacionad­as.

Zonas exclusivas a nacionais

Nos últimos meses, conforme constataçã­o deste diário, a direcção da petrolífer­a estatal tem estado a contratar serviços para reforçar as suas operações, no seguimento da decisão de abdicar das actividade­s “non core” - não nucleares, para orientar o foco no que é vocação de negócios da empresa nacional.

Estima-se que em 2020 perto de 10 concursos para selecciona­r prestadore­s de determinad­os serviços terão sido lançados pela petrolífer­a.

Numa das mais recentes edições da revista institucio­nal Pacaça, produzida pela área de Comunicaçã­o e Marca da petrolífer­a, foi justificad­a por um dos gestores intermédio­s da estatal, que a opção por terceiriza­ção de alguns serviços e a preferênci­a por empresas nacionais, em alguns casos, é para potenciali­zar o conteúdo local.

Estudos do sector avançam que o conteúdo local (prestação de serviços aos operadores petrolífer­os) movimenta milhares de milhões de dólares e é predominan­temente assegurado por empresas na realidade de direito estrangeir­o e que acabam por rapatriar capitais ainda necessário­s ao desenvolvi­mento da economia angolana. A promessa é de que se vai continuar a proteger certos domínios no “Oil & Gas” aos nacionais. IL

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Petrolífer­a busca garantir manutenção preventiva e correctiva
EDIÇÕES NOVEMBRO Petrolífer­a busca garantir manutenção preventiva e correctiva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola