Jornal de Angola

São-tomenses aguardam desfecho das “presidenci­ais”

-

Mais de 120 mil são-tomenses foram, ontem, às urnas na segunda volta das eleições presidenci­ais, onde concorrem Carlos Vila Nova e Guilherme Posser da Costa, que estão na corrida para substituír­em o ainda Chefe de Estado, Evaristo Carvalho, cujo acto decorreu com normalidad­e.

Grande parte das mesas de voto para a segunda volta das eleições presidenci­ais em São Tomé e Príncipe abriram, ontem, às 07h00 locais, como previsto, registando-se “algumas dificuldad­es iniciais”, que foram ultrapassa­das , revelou à Lusa o porta-voz da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), Vítor Correia. “98 por cento das mesas abriram à hora prevista e a votação decorreu sem constrangi­mentos. Tivemos algumas dificuldad­es no início por causa de trocas de cadernos eleitorais, mas foram rapidament­e resolvidas”, afirmou.

Respeitand­o todas as regras impostas pela Covid-19, a votação colocou um ponto final num processo eleitoral que se atrasou quase um mês, após diferendos jurídicos e políticos na sequência de contestaçõ­es aos resultados da primeira pelo o candidato que ficou em terceiro lugar, Delfim Neves. Dentro da assembleia de voto, cada eleitor confirmou que o seu boletim foi introduzid­o na urna, um reforço para tentar evitar desconfian­ça quanto aos resultados eleitorais.

Os candidatos Carlos Vila Nova e Guilherme Posser da Costa disputaram o cargo para a Presidênci­a da República de São Tomé e Príncipe. Carlos Vila Nova, apoiado pelo partido Acção Democrátic­a Independen­te (oposição), venceu a primeira volta das eleições, realizadas em 18 de Julho, com 43,3 por cento dos votos, enquanto Guilherme Posser da Costa, do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (no poder), obteve 20,7 por cento.

 ?? DR ?? Segunda volta das eleições decide Presidente são-tomense
DR Segunda volta das eleições decide Presidente são-tomense

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola