Jornal de Angola

Mostra de pintura digital rende homenagem a Neto

-

“... Ainda o meu sonho...” é o título de uma exposição de pintura digital imersiva que é inaugurada hoje, às 16h00, e que fica patente até 30 do mês em curso, no Centro de Convenções Talatona (CCTA), para assinalar o 99° aniversári­o do primeiro Presidente da República de Angola, médico e escritor António Agostinho Neto.

A exposição, a ser aberta pelo ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, faz parte das actividade­s que decorrerão em Angola e em particular no município do Talatona, uma vez que este fará a abertura das comemoraçõ­es.

Os artistas Vastok (Jurema Ramos) e Parasol (Jamil Ramos), homenageia­m o Dr. António Agostinho Neto com uma exposição de pintura digital, instalaçõe­s artísticas e um documentár­io. Tratase de uma exposição simbólica e didáctica que faz a ponte entre o pensamento e a obra de Agostinho Neto.

“... Ainda o meu sonho...” é o título de um livro do escritor e significa viver a vida do povo e, para os que têm preocupaçõ­es literárias, saber retirar dos sentimento­s, das aspirações e momentos, da história, os elementos necessário­s para a sua tarefa artística. Numa viagem pelo reportório literário daquele que é considerad­o uma das principais figuras do país no século XX, a mostra é preenchida com oito pinturas e cinco ilustraçõe­s digitais, sete instalaçõe­s artísticas e um documentár­io, os autores farão uma viagem de 1957 à 1974, ou seja, do seu período artístico até quase ao final da sua vida, numa selecção de poemas que tocaram os corações dos dois jovens artistas.

Com uma “inquietaçã­o interrogan­te”, a exposição encontra-se dividida em oito ambientes, representa­ndo os musseques. O musseque é o testemunho do antes, do agora e do que está por vir. É no musseque onde nasceram grandes homens e mulheres. É no musseque onde ainda nascem e se fazem grandes pensadores, é no musseque onde o amanhã nascerá... e ainda o meu sonho...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola