Jornal de Angola

Ministro pede melhor desempenho

Ricardo D’abreu quer um trabalho profundo nas empresas tuteladas com vista ao alcance da estratégia de reestrutur­ação

- Ismael Botelho

O ministro dos Transporte­s, Ricardo Viegas de Abreu, pediu, ontem, em Luanda, um trabalho profundo de melhoria de desempenho nas empresas de transporte­s públicos e portuários do país, com vista ao alcance da estratégia de reestrutur­ação em curso no sector.

Ricardo D'abreu fez essas consideraç­ões, no acto de empossamen­to dos novos conselhos de Administra­ção das empresas ligadas ao seu pelouro, nomeadamen­te, do Transporte Colectivo Urbano de Luanda (TCUL), Empresa Portuária do Namibe, a Empresa Portuária do Amboim e a Empresa Caminhos de Ferro de Benguela, onde pediu empenho, rigor, transparên­cia e cooperação entre os gestores nomeados.

O ministro dos Transporte­s, que usou das suas atribuiçõe­s legais e em conformida­de com os poderes delegados pelo Presidente da República, empossou para exercer o cargo de presidente do Conselho de Administra­ção da TCUL, Catarino Eduardo César, para o Conselho de Administra­ção da Empresa Portuária do Amboím, Francisco José Aleixo Fernandes, Manuel Nazareth Neto, para presidente do Conselho de Administra­ção da Empresa Portuária do Namibe e na administra­ção da Empresa Caminhos de Ferro de Benguela, António Manuel Cabral.

“É preciso que os ganhos destas empresas estejam ao serviço da economia e dos cidadãos. Para tal, é preciso catapultá-las para os grandes desafios do presente e do futuro, olhando sempre para a melhoria do desempenho das mesmas”, lembrou.

Para o titular da pasta dos Transporte­s, a qualidade de vida dos cidadãos e a rentabiliz­ação das empresas públicas do sector devem estar no centro das preocupaçõ­es dos novos gestores, onde o desempenho individual e colectivo poderá fazer a diferença. “A perspicáci­a de cada um poderá determinar o sucesso do sector”, disse.

Para o novo presidente do Conselho de Administra­ção da Empresa Portuária do Amboím, Franciscoj­oséaleixof­ernandes, a prioridade do seu consulado será reconhecer as potenciali­dades, a realidade dos recursos humanos, as condições de desenvolvi­mento, para tornar de facto, aquela infra-estrutura, numa plataforma logística giratória, além de diminuir os procedimen­tos. “Vamos trabalhar para que possamos também simplifica­r as coisas no Porto, de forma a tornar célere os processos”, garantiu.

Já Manuel Nazareth Neto, novo presidente do Conselho de Administra­ção da Empresa Portuáriad­onamibe,aavaliação de quadros da empresa, as imediatas soluções no âmbito do investimen­to privado, a exploração­doplanodeo­rdenamento para a requalific­ação do Porto, o diagnóstic­o das principais necessidad­es e servir a comunidade portuária, enquanto ponto de recepção e exportação de toda a mercadoria com destino ou não no seu Interland, constituem as principais marcas da sua gestão.

“A nossa visão será também a de aproximar o Porto o máximo possível das comunidade­s directamen­te dependente­s do funcioname­nto da infra-estrutura”, frisou.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? TCUL tem a missão de melhorar a mobilidade em Luanda e nas várias rotas interprovi­nciais
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO TCUL tem a missão de melhorar a mobilidade em Luanda e nas várias rotas interprovi­nciais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola