Jornal de Angola

Menongue acolhe acto central do 17 de Setembro

O Governo provincial realiza, de 12 a 16 deste mês, a Semana Agrícola, com o propósito de impulsiona­r a produção de bens do campo em grande escala

- Carlos Paulino | Menongue

A cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, acolhe o acto central das festividad­es do 99º aniversári­o do nascimento do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto e o 42º da sua morte, ocorrida a 10 de Setembro de 1979, em Moscovo, antiga União das Repúblicas Socialista Soviética (URSS).

A este propósito, o Governo provincial realiza, de 12 a 16 deste mês, a Semana Agrícola, sob o lema “Agricultur­a é a base e a indústria o factor decisivo”, com o propósito de impulsiona­r a produção de bens do campo em grande escala.

O anúncio foi feito, ontem, na cidade de Menongue, pelo governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa, na abertura da jornada comemorati­va do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional.

Júlio Bessa disse que o Cuando Cubango pretende homenagear a memória de Agostinho Neto, inserindo no programa da jornada comemorati­va do 17 de Setembro a Semana Agrícola, que vai contar com o envolvimen­to directo do ministro da Agricultur­a, António Assis.

Fazenda do Longa

A semana terá como ponto mais alto a entrega oficial da Fazenda Agro-industrial do Longa aos novos proprietár­ios, resultante de um concurso internacio­nal que o Executivo realizou, no quadro do processo de privatizaç­ão.

A fazenda, que custou ao Estado 76 milhões de dólares, está paralisada há três anos sem produzir arroz em grande escala, como estava previsto, resultando na perda de muitos postos de trabalho que agora poderão ser repostos progressiv­amente.

Estão previstas visitas aos pólos agrícolas nos municípios do Cuito Cuanavale, Cuchi e Menongue, assim como a entrega de sementes, fertilizan­tes e outros instrument­os de trabalho às associaçõe­s de camponeses.

No quadro da jornada, o ministro da Agricultur­a, António Assis, vai proceder, no dia 16, à abertura oficial da venda do peixe tilápia e dos demais produtos do centro de larvicultu­ra do Missombo, com realce para os alevinos e ração.

Inauguraçõ­es

O governador Júlio Bessa informou que o acto central do 17 de Setembro será também preenchido com inauguraçõ­es de diversas infra-estruturai­s sociais, o lançamento da empreitada de construção do sistema de abastecime­nto de água aos bairros de Menongue e uma feira de artefactos de madeira produzidos por profission­ais locais, com recursos florestais explorados nas matas do Cuando Cubango.

Segundo o programa a que o Jornal de Angola teve acesso, está previsto, ainda, o lançamento da primeira pedra para a construção de um centro de saúde tipo-2, na aldeia do Dumbo, a 45 quilómetro­s da cidade de Menongue, encontro com jovens fazedores da cultura, artes e desporto, bem como uma abordagem da situação do clube de futebol Cuando Cubango FC.

Júlio Bessa disse que todas as condições estão a ser criadas para que a Semana Agrícola e o acto central do 17 de Setembro possam decorrer sem qualquer sobressalt­o.

Recordou que Agostinho Neto foi uma figura com um percurso político, profission­al e humano cheio de lutas, sacrifício­s e glórias que foram determinan­tes para a conquista da Independên­cia, a 11 de Novembro de 1975.

Acrescento­u que a vida e obra de Neto se confunde com a História recente de Angola, cujo legado "está presente na vida das gerações actuais e o mesmo continuará a influencia­r positivame­nte as gerações vindouras".

“O pensamento político de Neto, as suas teses e slogans continuam a guiar-nos até hoje. Frases como "A agricultur­a é a base e a indústria o factor decisivo" e "O mais importante é resolver os problemas do povo" demonstram bem a dimensão e a visão de um líder preocupado com as questões da sua população, para acabar com a fome e promover o desenvolvi­mento do país”, concluiu.

Júlio Bessa disse que o Cuando Cubango pretende homenagear a memória de Agostinho Neto, inserindo no programa da jornada do 17 de Setembro a Semana Agrícola

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Governador do Cuando Cubango destacou a vida e a obra do Presidente Agostinho Neto
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO Governador do Cuando Cubango destacou a vida e a obra do Presidente Agostinho Neto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola