Jornal de Angola

‘Task-force’ apela para vacinação dos migrantes

-

A ‘task-force’ para a vacinação contra a Covid-19 em Portugal apelou a todos os migrantes que ainda não foram vacinados para o fazerem, independen­temente da regulariza­ção da sua situação de permanênci­a em Portugal.

Em comunicado, segundafei­ra, a ‘task-force’ que coordena o processo de vacinação explica que, para acederem à vacina, os migrantes precisam apenas de ser “detentores de um documento válido que os permita identifica­r-se”.

“Todos os centros de vacinação estão na modalidade de “casa aberta”, sem restrições ao local de residência. Nesta fase, os horários da modalidade Casa Aberta coincidem com os horários de abertura dos respetivos Centros de Vacinação”, adianta a ‘task-force’.

Segundo o comunicado, “esta possibilid­ade decorre do muito positivo processo de vacinação contra a Covid19 em Portugal, de que resulta uma maior disponibil­idade nos vários centros de vacinação abertos”.

Portugal desceu de sexto para 11.º país da União Europeia com maior média diária de casos de infecção por SARS-COV-2 por milhão de habitantes, na última semana, segundo o 'site' estatístic­o Our World in Data.

Portugal está com uma média de 170 novos contágios diários, enquanto Chipre está no topo da lista, com 284, seguido da Estónia (263), Eslovénia (260), Lituânia (257), Grécia (256), Bulgária (216), Irlanda (202), França (198), Bélgica (173) e Áustria (172).

No espaço europeu, apesar de não ser membro da

UE, o Reino Unido apresenta de longe a média diária mais alta, com 518 novos casos por milhão de habitantes, nos últimos sete dias.

A média europeia para este indicador situa-se em 127 - uma redução em relação aos 142 da semana passada -, enquanto a média mundial está em 77, descendo dos 82 da passada segunda-feira.

Os números mais baixos de novos casos diários continuam a encontrar-se a leste, com uma média diária por milhão de habitantes de oito casos na Polónia, 19 na Hungria, 22 na República Checa e 35 na Eslováquia.

No resto do mundo, entre os países com mais de um milhão de habitantes, Israel e Mongólia têm a mesma média diária de novos casos de 1.070, seguidos da Geórgia (779), Kosovo (702) e Cuba (621).

Quanto à média de mortes diárias atribuídas à Covid-19 por milhão de habitantes nos últimos sete dias, Portugal desce do sétimo para 11.º lugar na lista dos países da UE, com 1,08 neste indicador.

A Bulgária, com média de 7,9 mortes por dia, é o país em pior situação neste indicador, seguindo-se Grécia (4,2), Lituânia (3,6), Chipre (2,5), Espanha (2,4), e França (1,6).

A média de novas mortes diárias atribuídas à Covid19 por milhão de habitantes na União Europeia mantémse em 1,1, enquanto no mundo se situa em 1,2.

A nível mundial, pior no indicador de média diária de mortes por milhão de habitantes estão a Malásia (9,2), Sri Lanka (09), Cazaquistã­o (8,1), Bulgária, Cuba e Irão (07) e Jamaica (5,5).

 ?? DR ?? Média de casos
DR Média de casos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola