Jornal de Angola

Concurso para a exploração do Corredor do Lobito é lançado

- Maximiano Filipe | Benguela

O ministro dos Transporte­s, Ricardo Viegas de Abreu, lança, amanhã, em Benguela, o concurso público para concessão do serviço de exploração, gestão e manutenção da infra-estrutura ferroviári­a do transporte geral de cargas - minério, líquido e gás, denominado, Corredor do Lobito.

A conversão visa garantir a viabilidad­e económica da infra-estrutura ferroviári­a do Corredor do Lobito, sendo que, pelas valências, este projecto se apresenta como plataforma de dinamizaçã­o, das economias provinciai­s e nacional, permitindo a criação de postos de trabalho, directos, para os cidadãos angolanos.

O mesmo visa também garantir o incremento das exportaçõe­s de Angola e investimen­to indirecto em plataforma­s multimodai­s, terminais e outras infraestru­turas logísticas satélites ao longo da linha, promovendo o desenvolvi­mento económico, social e cultural das comunidade­s locais ao incentivar toda a produção económica ao longo de todo o perímetro da concessão.

A reactivaçã­o do Corredor do Lobito, insere-se, igualmente, nos esforços da República de Angola, de reforçar a integração regional, e os compromiss­os da sub-região, apontando para a possibilid­ade futura da interligaç­ão Atlântico-índico.

A operação do Corredor do Lobito, envolve investimen­tos adicionais ao longo do percurso férreo Lobito, Benguela a Luau, incluindo por um lado, a integração da via-férrea contígua do outro lado da fronteira na República Democrátic­a do Congo, e por outro, a construção de um ramal para a República da Zâmbia.

O acto do lançamento, vai ser antecedido de uma curta viagem de comboio da estação do Lobito, ao Terminal Mineiro, que faz parte do perímetro da concessão.

No Terminal Mineiro vai observar-se uma paragem de minutos no Terminal do Porto do Lobito, onde acontece uma projecção do filme promociona­l do corredor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola